Pages - Menu

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Perícia confirma que van encontrada queimada não é veículo roubado com 70 gatos

 


Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil informou que uma perícia constatou que a van incendiada encontrada no sábado (19) em um matagal em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, não é o mesmo veículo de uma ONG de São José dos Campos (SP) que foi roubado com 70 gatos dentro. Alguns dos animais roubados foram encontrados próximos da lataria queimada, o que levou à confirmação inicial.

De acordo com a polícia, a identificação do chassi confirmou que eram vans diferentes. No entanto, as caixas de transporte e outros utensílios encontrados perto do veículo queimado são da van que foi roubada da ONG.

O protetor de animais e vereador em São José dos Campos, Esdras Andrade (Podemos), disse ao G1 que no sábado encontrou sete gatos que estavam na van roubada – dois deles estavam mortos.

“Os cinco gatos foram levados para uma clínica veterinária porque pelo tempo que ficaram sem comer, os rins podem ser afetados de maneira grave. Vimos vários correndo, mas nem todos foram capturados”, disse Esdras, que contou ter avistado cerca de outros 15 gatos, que estavam na van roubada, no local.

De acordo com ele, as buscas, tanto pelos gatos que podem estar no terreno em Cidade Tiradentes, quanto por outros 63 animais desaparecidos, vão continuar.

“Deixamos cinco ‘gatoeiras’ instaladas para tentar capturar os que estão por lá, mas na segunda-feira de manhã vamos lá para tentar pegar eles. A gente pede que os moradores do local que, se puderem, ajudem nas buscas. O lugar é muito grande, eles podem ter descido para alguma casa. A maioria é amarelinho ou amarelo e branco. Se virem, avisem a gente. Se a gente achasse a van seria menos pior, mas o foco são os gatos”, disse.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam.


 Foto: Equipe Delegado Bruno Lima/ Cadeia Para Maus-tratos

Van queimada

Ainda segundo a polícia, para chegar até a carcaça queimada do veículo, uma equipe rastreou o percurso da van, delimitou uma área para realizar as buscas, chegando até a zona de mata onde ela foi encontrada. No local havia duas vans e ambas haviam sido desmanchadas e incendiadas por criminosos.


 Foto: Divulgação/Polícia Civil

Crime

Na última quarta-feira (16), voluntários de uma ONG de São José dos Campos foram com uma van buscar os animais na casa de um acumulador em Guarulhos (SP). No retorno, no trecho de Arujá da Dutra, os voluntários que dirigiam ambulância veterinária foram abordados pelos criminosos.

O motorista e o passageiro foram feitos reféns por cerca de três horas e depois abandonados, sem documentos e sem celular, em uma área de mata em Jacareí. Os criminosos fugiram levando a van junto com os 70 gatos resgatados.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que iniciou as buscas pelo veículo. A informação anterior sobre o paradeiro da van era de que o veículo teria passado pela zona leste da capital, flagrado por um radar inteligente.

Na internet, a ONG e o vereador Esdras Andrade, que é ligado à causa animal em São José dos Campos, fizeram um apelo pela devolução dos animais. O post teve milhares de compartilhamentos e comentários.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Estranho que a polícia tenha se precipitado em anunciar ter encontrado a van sem antes se certificar de que era a mesma furtada no Vale do Paraíba. Tomara que não tenha prejudicado as buscas pelos gatos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário