Pages - Menu

sexta-feira, 30 de março de 2018

BARBARISMO : Governador e prefeitos de SC podem ser multados por não coibirem farra do boi


A juíza Rosana Navega, do I Juizado Especial Criminal de Niterói, na região Metropolitana do RJ, denunciou à Procuradoria Geral da República (PGR) que o Governo do Estado de Santa Catarina não está realizando medidas efetivas para coibir a realização de farras do boi, prática proibida desde 1997 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No ofício enviado à PGR, a juíza afirma que além de cruel, a prática pode ter envolvimento com outras atividades ilícitas. “Hoje, pelo que tenho conhecimento, a farra do boi é financiada por criminosos, notadamente os contraventores do jogo do bicho, além de políticos regionais, e tudo é previamente organizado, por uma verdadeira associação criminosa, e com fins eleitorais, segundo divulgação dos ativistas locais. Há muitos anos que estou nesta luta, dada a minha afinidade com as causas ambientais, sendo que já oficiei várias vezes as autoridades de Santa Catarina, mas não tive sucesso”, diz um trecho do documento.
Ela citou ainda que Santa Catarina já recebeu uma multa no valor de R$ 1 milhão, pelo Tribunal de Justiça de Florianópolis por não coibir a atividade no período de 1999 até 2006.
É importante destacar que a omissão por parte do poder público responsabiliza autoridades estaduais e municipais como o governador e prefeitos pelo descumprimento flagrante da lei 9605/98, que pune crimes ambientais. Em entrevista à ANDA, a magistrada esclarece que a multa pode ser só o começo. “Se as autoridades de Santa Catarina não cumprirem a decisão do STF, que proibiu a farra, estarão todos cometendo crimes que não são pequenos. E entram todos na lei da ficha limpa, que os tornam inelegíveis por oito anos”, disse.
“Um crime de maus-tratos não entra na lei da ficha limpa, mas vários crimes de maus-tratos, ao longo de anos, entra sim. É um concurso de crimes, além do desrespeito reiterado por 21 anos ao STF”, completa.
Fonte: anda.jr.br ( foto: divulgação )

Nenhum comentário:

Postar um comentário