Pages - Menu

sábado, 4 de março de 2017

Voluntários levam alegria para cães abandonados em abrigo alemão

Por Janaína Fernandes | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Os chamados “Tierheim”, abrigos para animais na Alemanha, fazem um trabalho diferenciado para tornar a vida dos animais abandonados menos tristes. Os animais, vindos sobretudo do Leste Europeu, recebem visitas frequentes de voluntários para passear.
Karina Gomes, apesar de ter cinco cães em casa, é voluntária do abrigo. Sua rotina, é chegar pontualmente às cinco da tarde para passear com um cão húngaro que foi abandonado. Ela conta que outros voluntários também andam pelos quarteirões com cães abandonados ou que vieram de outros países: “Sempre passeio com o Bob. Eu gosto de proporcionar um tempo de descontração para ele. Ele sofreu muito em seu país”.
Os abrigos, recebem também gatos, hamsters e aves. Muitos têm idade avançada, problemas de saúde ou foram vítimas de maus-tratos. No noroeste da Alemanha, Bonn, um site mostra uma hamster, chamada Rita que “procura tutores carinhosos”. De porte um pouco maior, a cadela Nora, vinda da Romênia, é “muito amigável” e precisa de cuidados especiais devido a uma lesão permanente em uma das patas.
As pessoas que se dispõem a ajudar os animais abandonados do abrigo, inicialmente precisam se cadastrar e fazer um curso específico, antes de iniciar o voluntariado. Uma alternativa muito utilizada pelos voluntários, é sair em grupos com os cães, para proporcionar um momento de maior interação entre os cães. E para aqueles que não tem disponibilidade para passeios periódicos, os Tierheim também aceitam doações como contribuição.
Em Berlim, o maior abrigo para animais é um Tierheim, o qual recebe a cada ano 12 mil animais abandonados. Já na Alemanha, são poucas as vezes em que se encontram animais nas ruas, além dos responsáveis terem que pagar um imposto anual para a prefeitura, os animais têm número de identificação.

Foto: divulgação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário