Pages - Menu

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A mordida de uma piranha é forte


A mordida de uma piranha é tão forte quanto a de um Buldog ?

A Piranha possui todos os mitos imagináveis pelos aquaristas ainda não experientes. Na realidade trata-se de um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas, a força da mordida da Piranha é considerada como proporcionalmente a de um BulDog.

Todas as espécies são canibais e agressivas ?

A maioria das Piranhas são rápidas, mas geralmente atacam quando estão estimuladas para isso, pelos cardumes. Capaz de destruir ou alimentar-se de um pedaço de carne em segundos.....Dentro das inúmeras espécies de Piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas sem exceção possuem comportamentos agressivos...

É possível manter essa fera em um aquário ?

As Piranhas são parentes próximos dos Pacus e são facilmente confundidos quando pequenos. Para quem deseja manter essas feras em um aquário deve pensar em manter plantas muito fortes ou apenas montar o aquário com pedras pequenas e troncos, uma vez que a Piranha não pode ter seu espaço para natação obstruído....

Qual a espécie mais recomendada ?

O aquarista não poderá manter piranhas em espaços pequenos, nem misturar espécies, pois geralmente atacam seu companheiro...A espécie mais recomendada é a Piranha Vermelha, mais lenta, porém com mandíbulas mais fortes que as ágeis amarelas.....

A alimentação é a base de carne ?

A alimentação inicial deverá ser de carne moída, mas a curto prazo se alimentam com rações tradicionais, que é o mais recomendado, pois a carne pode poluir o aquário em pouco tempo e a Piranha apesar de toda essa “bravura” é um peixe suscetível a doenças quando a água não esta de acordo com suas necessidades; Ph levemente ácido, e livre de compostos nitrogenados.

Como montar o aquário ?

Monte seu aquário com 4 piranhas vermelhas pequenas na faixa de 5 cm para um aquário de 100 litros., faça a manutenção de seu aquário normalmente , pois elas não vão morder seu braço, alias provavelmente ficarão com medo... O aquário deverá ser exclusivamente dessa espécie! As Piranhas depositam os ovos em plantas e o macho fertiliza e cuida da prole.

Você conhece o “ boi de piranha “ ?

Quando os boiadeiros das Américas do Sul e Central vão atravessar certos rios com seu gado, precisam sacrificar um boi para salvar os outros. Eles ferem ligeiramente o animal e o colocam no rio um pouco abaixo do lugar onde o resto do gado vai atravessar. O cheiro do sangue atrai um número grande de peixes pequenos e vorazes: as piranhas. A água parece ferver e fica vermelha. Depois de alguns minutos tudo o que resta do boi é seu esqueleto completamente liso. Enquanto isso, o resto do gado passa em segurança. É daí que vem a expressão popular "boi de piranha" .

Será fácil pescar uma piranha ?

Embora muito feroz, a piranha não parece, à primeira vista um peixe perigoso. É pequena, azulada, com um corpo fino, do tamanho da mão de um homem. A boca também é pequena, mas provida de dentes triangulares, afiados como navalha. Estes, juntamente com a mandíbula que se projeta para a frente, permitem que a piranha arranque grandes pedaços de carne da presa a cada dentada. A piranha nunca vive sozinha. Sempre desaparece em pouquíssimo tempo. Mas, mesmo com todo o seu apetite, é difícil pescar a piranha, pois ela corta facilmente qualquer linha, mesmo de aço fino.

A piranha vive nas Américas e como surgiu o nome ?

As piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce que habitam alguns rios da América do Sul. Eles pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados).
O nome piranha vem de uma idioma híbrido formados das línguas Tupi-guarani; pode ter sido originado da composição das palavras 'pirá', significando 'peixe', e 'sanha' or 'ranha', significando 'dente'. Alternativamente, ele pode ser sido originado do Tupi 'pirá' ('peixe') e 'ánha' ('corte').

Nenhum comentário:

Postar um comentário