Pages - Menu

domingo, 26 de julho de 2009

Com aparência dócil as arraias matam.


Com aparência dócil, como as arraias matam sem piedade ?

Steve Irwin, o famoso "Caçador de Crocodilos", conhecido por procurar alguns dos animais mais perigosos que existem e lidar com eles, morreu no dia 4 de setembro de 2006 em um acidente chocante com uma arraia. Seis semanas depois, uma arraia pulou em um barco pesqueiro na Flórida e atingiu James Bertakis, de 81 anos, no peito.

Os especialistas consideram as arraias dóceis ?

As arraias são consideradas criaturas dóceis pela maioria dos especialistas, atacando apenas em autodefesa.

Os ferimentos nos humanos ocorre em que parte do corpo ?

A maioria dos ferimentos causados por arraias nos humanos ocorre nos tornozelos ou nas panturrilhas, quando alguém acidentalmente pisa em uma arraia enterrada na areia, fazendo o peixe assustado levantar sua perigosa cauda.

O que acham alguns especialistas, no caso de Steve Irwin ?

Oficiais acreditam que o incidente na Flórida foi completamente incomum. Nos primeiros estágios de investigação do acidente de Steve Irwin, alguns especialistas levantaram a hipótese de que a posição de Irwin (acima do peixe) e do cameraman (na frente do peixe) poderia ter feito a arraia se sentir ameaçada e atacar em autodefesa. Outros, disseram que ataques de arraias não provocadas não são incomuns.


O veneno é fatal para o ser humano ?

As fatalidades relacionadas com arraias (em humanos) são extremamente raras, em parte porque o veneno da arraia, embora seja extremamente doloroso, não costuma ser fatal - a não ser que o ataque inicial seja no peito ou na área abdominal.

No caso de Irwin, o ferrão perfurou o coração ?

No caso de Irwin, a farpa perfurou o coração. James Bertakis também foi atingido no peito, e possivelmente no coração, mas não tentou remover o aguilhão, o que pode ser uma das razões pelas quais sobreviveu ao ataque.

Foi uma arraia touro que matou Irwin ?

O encontro de Irwin foi com uma arraia-touro australiana, que deve pesar cerca de 100 kg. Irwin estava mergulhando a cerca de 2 metros abaixo da água, filmando um novo documentário chamado "Ocean's Deadliest" (Os mais fatais do oceano), na costa da Austrália.

O agulhão chega a quantos centímetros ?

O aguilhão, com até 20 centímetros de comprimento em uma arraia-touro, localizado perto da base da cauda. O aguilhão tem um espinho com os lados serrilhados, ou farpas, voltados para o corpo do peixe. Existe uma glândula de veneno na base do espinho e um revestimento parecido com uma membrana que cobre todo o mecanismo do aguilhão.

Como acontece um ataque ?

Quando uma arraia ataca, ela precisa estar de frente para a vítima porque a única coisa que faz é levantar sua longa cauda sobre seu corpo para atingir qualquer coisa que esteja a sua frente.

Ela tem controle sobre o agulhão ?

A arraia não tem controle direto sobre o mecanismo do aguilhão, somente sobre a cauda. Na maioria dos casos, quando o aguilhão entra no corpo de uma pessoa, a pressão faz com que o revestimento protetor rasgue. Quando o revestimento rasga, os lados farpados e serrilhados do espinho penetram e o veneno entra na ferida.

Perfurando o coração, o ataque é fatal ?

Se o veneno penetra no abdômen ou na cavidade torácica, porém, a morte do tecido pode ser fatal em razão dos importantes órgãos localizados ao redor. Se o espinho penetra no coração, como parece ter sido o caso de Steve Irwin, os resultados geralmente são fatais.

O calor neutraliza o veneno ?

O calor neutraliza o veneno da arraia e limita a quantidade de danos que ele pode causar. Se a área não for tratada rapidamente( tornozelo ou mãos ) , pode ser necessária a amputação.

Mais uma de pescador.
Mais um um animal tão gigante que não dá pra acreditar. Segundo uma expedição de pesquisa da National Geographic Society, um rio no Camboja guarda animais gigantescos. Os pescadores locais afirmam de pés juntos que animais com mais de 4 metros e 200kg já foram capturados por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário