Foto: Disney
Ninguém deveria morrer durante as filmagens de um filme — e isso inclui animais. Infelizmente, ainda acontece. Um caso particularmente horrível de abuso de animais em sets ocorreu durante a produção do aparentemente adorável filme de 2008 Snow Buddies [lançado no Brasil sob o título “Snow Buddies – Uma Aventura no Gelo”].
Para quem não conhece, o filme é um spin-off da série Air Bud, que em breve ganhará um reboot. A franquia gira em torno de Buddy: um golden retriever que joga basquete e depois se aventura em outros esportes, como um Michael Jordan de quatro patas do início dos anos 2000. Aliás, Air Bud quase se chamou apenas Buddy. À primeira vista, Snow Buddies parece uma adição simpática à franquia, mostrando alguns dos filhotes de Buddy — que, como o título sugere, têm habilidades em esportes na neve. Nos bastidores, porém, vários filhotes morreram e dezenas foram expostos a um vírus mortal durante a produção.
De acordo com uma reportagem de 2007 do Deadline, a organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA, na sigla em inglês) constatou que 25 filhotes de golden retriever ainda muito jovens foram enviados de um criador não licenciado de Nova York para o set de filmagem em Vancouver. Ao chegarem lá, aparentemente 15 desses filhotes adoeceram com giárdia e coccidiose, e dois deles foram sacrificados. Como se não bastasse, as baixas temperaturas contribuíram para um surto de parvovírus entre todos os filhotes no set. O parvovírus canino, para quem não sabe, pode causar graves problemas gastrointestinais.
A PETA tentou impedir o lançamento do filme diretamente em vídeo para o mercado doméstico, mas sem sucesso. Confesso que adoro um filme infantil bobo sobre cachorros que praticam esportes tanto quanto qualquer outra pessoa, mas não se os cães realmente morrem.
Algumas escolhas ruins durante a produção de Snow Buddies levaram à morte de cães.
Foto: Disney
Em Snow Buddies, os filhotes de golden retriever tentam vencer uma corrida de trenós puxados por cães — algo que não é exatamente adequado para a raça. Além disso, as temperaturas congelantes no set não foram nada boas para os filhotes. Em um comunicado de 2007, a organização de defesa dos animais American Humane Society (na época chamada American Humane Association) confirmou que havia iniciado uma investigação após a morte de cinco filhotes no set. Naquele momento, 28 filhotes estavam sendo tratados após terem sido expostos ao parvovírus durante a produção. Seria de se esperar que isso fosse suficiente para a Disney cancelar o filme completamente, mas não foi o caso. Em vez disso, a produção foi apenas suspensa temporariamente, para que os cães se recuperassem antes da retomada das filmagens.
No fim das contas, Snow Buddies foi lançado, embora a PETA e a American Humane Association tenham condenado o projeto. Como mencionado, saiu diretamente em home video e acabou praticamente esquecido — o que é uma verdadeira lástima, considerando a perda de vidas envolvida. Felizmente, porém, existem muitos filmes excelentes em que o cachorro não morre em cena e recebe os devidos cuidados fora dela.
Por Danielle Ryan / Tradução de Shirlei Cioruci (com IA)
Fonte: /Film
GRATIDÃO POR ESTAR CONOSCO....... VOCÊ ACABOU DE LER UMA MATÉRIA EM DEFESA DOS ANIMAIS.
PARCEIROS(AS) DO BLOG:
CONSULTÓRIO VETERINÁRIO E PET SHOP DR MACELO LINS EM MACEIÓ ( 82 99981 5415 )
Mundo Animal ano XXVI na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br
VEREADORA POR MACEIÓ TECA NELMA DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL & VEGETARIANA
www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )
Clinica veterinária Clinshop Maceió ANO VI (82) 99675 8715 ( castração de caninos e felinos de 01 a 28 de fevereiro & internamento 24 horas )
VEREADORA POR MACEIÓ OLIVIA TENÓRIO
TUBARÃO BEBIDAS E GALETERIA NA RUA VICENTE CELESTINO 628 NA SANTA LUCIA EM MACEIO ALAGOAS ( @tubaraofrangonabrasaoficial )


Nenhum comentário:
Postar um comentário