Foto: Ilustração | Freepik
A Prefeitura de Serrinha, no interior da Bahia, reformulou o decreto que define novas regras para o recolhimento e destinação de animais de médio e grande porte soltos em vias públicas. A mudança ocorre após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurar um inquérito para apurar o texto anterior, que autorizava o abate dos animais pelo município.
O que mudou?
Com a mudança, os animais de médio e grande porte apreendidos não poderão mais ser abatidos e só poderão ser doados mediante contrapartida obrigatória.
Agora, animais apreendidos e não reivindicados por tutores em até sete dias poderão ser doados, mas apenas mediante contrapartida obrigatória.
Quem pode adotar?
Pessoas físicas, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos das áreas de agropecuária, pesquisa científica, educação e assistência social poderão solicitar a adoção. Os interessados precisarão fornecer uma quantidade mínima de alimentos, como rações e feno.
Todo o material arrecadado será destinado ao Centro de Acolhimento de Animais em Tratamento (CAAT) e a associações protetoras de animais do município. As exigências variam conforme o porte do animal:
- Equinos:
25 kg de ração canina ou felina (mín. 20% proteína) + 5 fardos de feno (10 kg cada). - Bovinos:
Até 4 arrobas: 6 pacotes de 25 kg de ração + 10 fardos de feno.
De 5 a 10 arrobas: 8 pacotes de 25 kg de ração + 10 fardos de feno.
Acima de 10 arrobas: 12 pacotes de 25 kg de ração + 20 fardos de feno. - Caprinos ovinos e suínos:
2 pacotes de 25 kg de ração + 5 fardos de feno.
Para solicitar a adoção, é necessário comparecer à Secretaria de Meio Ambiente com Carteira de Identificação (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência.
Mudança após investigação do MP-BA
A reformulação ocorreu depois que o MP-BA abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades no decreto anterior, que determinava a apreensão de animais soltos ou abandonados nas ruas de Serrinha. O Ministério Público questionou qual seria o destino desses animais e se havia risco de maus-tratos.
A gestão municipal justificou que o decreto foi motivado pelo número crescente de animais soltos ou abandonados nas vias públicas. Além disso, citou também o risco de acidentes de trânsito envolvendo animais soltos; os danos causados pelos animais em jardins e praças municipais; e o fato do abandono também ser considerado maus-tratos.
Fonte: G1
COLABORADORES (AS) DO BLOG :
TRILHA PET AVENTRILHEIROS.
LOCAL IPIOCA\SAÚDE EM MACEIÓ ALAGOAS
Será no último domingo de abril
INF: 82 99934 4571 COM ANDERSON E COM COM ELIS 82 99375 9500
VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL
Mundo Animal ano XXV na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gente da gente.com.br
CONSULTÓRIO VETERINÁRIO & PET SHOP DR MARCELO LINS EM MACEIÓ: (82) 99981 5415 ...
www.estudarparaoab.com.br
Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715
Nenhum comentário:
Postar um comentário