Pages - Menu

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Brigitte Bardot se junta à campanha para salvar uma javali fêmea ameaçada de morte na França

 


Élodie Cappé com Rillette, em Chaource, França. Foto: François Nascimbeni/AFP/Getty Images

O javalis são completamente desrespeitados e até odiados na França. Infelizmente a caça da espécie para consumo de sua carne é normalizada no país e fazendeiros ainda afirmam que eles causam cerca de 1 milhão de euros em prejuízos às colheitas todos os anos. Mas uma fêmea chamada Rillette despertou a empatia de muitos franceses.

Uma ameaça das autoridades locais em Aube, no leste do país, de matar a javali fêmea gerou uma campanha internacional para salvar Rillette, apoiada pela ativista pelos direitos animais e ex-atriz, Brigitte Bardot.

A repercussão da campanha tem sido impressionante, com um YouTuber francês chamado Monsieur Seby (903 mil inscritos) compondo uma música para salvar o sanglier (javali).

Élodie Cappé, que administra um estábulo, encontrou Rillette, aparentemente órfã, remexendo no lixo perto de sua fazenda em abril de 2023. Ela contatou as autoridades locais para relatar o animal, mas, após não conseguir encontrar um santuário ou parque disposto a aceitar Rillette, construiu para ela um cercado de 1,2 km². Cappé afirma que, com os vizinhos mais próximos a três quilômetros de distância, ela não representa ameaça a ninguém e se tornou parte da família.

“Eu liguei para várias organizações, mas todas empurraram o problema. Disseram para eu dar um tiro nela”, contou à emissora de televisão France 3. “Tentamos encontrar um lugar para ela em um parque de animais, mas ninguém a quis. Agora ela é uma de nós. Vive nos estábulos, tem sua própria cama e dorme no feno. Ela é como um cachorro e vem quando a chamamos.”

“Recebi apoio de todo o mundo… pessoas dizendo que isso é inaceitável, abjeto, inadmissível”, acrescentou.


Foto: Brigitte Bardot

Uma petição para salvar Rillette já foi assinada por mais de 170 mil pessoas ao redor do mundo. Agora, moradores próximos à fazenda de Cappé estão planejando uma marcha silenciosa no próximo fim de semana.

“Este adorável javali é muito próximo dos humanos e merece viver em condições tão próximas quanto possível do seu habitat natural. Embora a Sra. Cappé esteja fazendo o máximo para manter essas condições, sem apoio adicional o futuro do nosso javali é incerto”, diz a petição.

Em dezembro, Bardot entrou na luta, escrevendo uma carta aberta. “Socorro! Exijo que Rillette seja poupada. Que monstros estão exigindo que ela seja sacrificada… este pequeno animal tem direito à vida, é um dever. Ela é inocente. A eutanásia é um crime! Somos governados por assassinos”, escreveu a ativista.

As autoridades de Aube permanecem inflexíveis, afirmando que a situação é “irregular” e que o javali representa um risco sanitário como possível portador de “doenças, incluindo peste suína e tuberculose bovina”.

Foi determinado que Rillette seja colocada em um “santuário adequado”, sob pena de morte, e que Cappé seja “fortemente aconselhada” a cumprir esta ordem para evitar que a javali seja morta e ações legais sejam tomadas contra ela.

Nota da Redação: a crescente hostilidade contra javalis e o tratamento injusto dado a Rillette são reflexos preocupantes de uma visão que desumaniza os animais e os trata como meros incômodos ou recursos. Javalis, como qualquer ser senciente, possuem o direito à vida e ao respeito, independentemente dos danos que possam causar às atividades humanas. A história de Rillette, um animal órfão que encontrou abrigo e afeto em meio à indiferença, deveria inspirar empatia, não condenação. Ameaçar sua vida em nome de regras burocráticas ou medos infundados é um ato desproporcional e cruel. 

Fonte: anda.jor.br

PARCEIROS ( AS )


www.estudarparaoab.com.br


Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias um boletim do Mundo Pet na www.gente da gente.com.br  


CONSULTÓRIO VETERINÁRIO DR MARCELO LINS: (82) 99981 5415 ... 


VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ..... 


Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715

Nenhum comentário:

Postar um comentário