Pages - Menu

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Gladiadores eram vegetarianos, diz documentário ‘The game changers’


O documentário ‘The game changers’, dirigido pelo documentarista vencedor do Oscar Louie Psihoyos, desmonta o mito de que é preciso consumir proteínas animais para se ter um bom desempenho esportivo. No filme, esportistas de elite, que chegaram ao topo com uma dieta vegetariana, são entrevistados.

Alguns dos atletas que mantém excelente desempenho com uma alimentação à base de vegetais são os corredores Carl Lewis, Scott Jurek e Morgan Mitchell, o nadador Murray Rose, os levantadores de pesos Kendrick Farris e Patrik Baboumian.
Capaz de levantar mais de 500 kg, Baboumian é considerado um dos homens mais fortes do mundo e o mais forte da Alemanha. “Quando parei de comer carne, fiquei maior e mais forte”, afirma Baboumian, alemão de origem iraniana, que levanta e move quatro homens como se fossem penas. As informações são da AFP divulgadas pelo Diário Catarinense.
O documentário aponta ainda que até mesmo “os gladiadores eram vegetarianos” ao se referir a conclusão de um estudo elaborado a partir de aproximadamente 5 mil ossos pertencentes aos lutadores romanos.
O filme, que é exibido na seção “Cinema Culinário” da Berlinale, aborda ainda estudos científicos e traz opiniões de especialistas que fazem advertências sobre os riscos para a saúde da ingestão de proteínas animais, especialmente relacionados a doenças coronárias.
O ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger conta, durante o documentário, ter adotado uma dieta vegetariana. No passado, ele consumia 110 gramas por dia de proteína animal. A mudança na dieta afetou diretamente a saúde do ator que, agora, é mais saudável. “Aos meus quase 69 anos, tenho o nível de colesterol mais baixo da minha vida!”, conta Schwarzenegger.
O diretor do documentário, que também é ambientalista, ganhou em 2010 um Oscar com o filme ‘The Cove’, no qual denunciou o extermínio de golfinhos, por meio da pesca, no Japão. À AFP, ele afirmou que percebeu que a melhor maneira de lutar pela preservação do planeta é apelar aos hábitos alimentares.
“Comprar um carro híbrido ou mudar o tipo de lâmpadas tem muito menos impacto que a alimentação, dado que comemos três vezes ao dia!”, defende o ambientalista americano, que expõe em seu filme a forma como a criação maciça de bois para fins de consumo afeta o meio ambiente.
De acordo com o documentarista, a falsa ideia, desmentida por diversos estudos, de que comer carne é saudável segue amplamente vigente, isso se deve aos interesses da indústria agropecuária. “Há bilhões de dólares em jogo” e o setor tenta reter pelo maior tempo possível a informação prejudicial, assim como foi feito com a indústria do tabaco na segunda metade do século XX, afirma Psihoyos.
O filme dirigido por Psihoyos terá grande impacto, garante o ambientalista. “95% das pessoas que o viram nos testes disseram estar dispostas a modificar sua dieta”, conclui.
Foto: divulgação
Fonte: anda.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário