segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Semana de apreensão de animais silvestres em Alagoas
Semana tem apreensão recorde de aves silvestres em Alagoas
Três apreensões realizadas pela Polícia Ambiental esta semana lotaram a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) em Alagoas, na Gruta de Lourdes. O número de animais apreendidos entre quarta e quinta-feira chega a quase 400. Isso fez com que a quantidade de animais no órgão crescesse três vezes mais que a média, superlotando a unidade federal.
Na quarta-feira, cerca de 50 aves silvestres foram apreendidas próximas ao Mercado da Produção. Já na quinta-feira, cinco pessoas foram presas em uma casa no Dique-Estrada, onde 184 papagaios, um galo de campina e uma arara eram mantidos na cozinha e em condições de maus tratos. À noite daquele mesmo dia, o Ibama ainda recebeu mais 103 aves silvestres apreendidas em Murici.
Para a superintendente do Ibama em Alagoas, Sandra Menezes, o trabalho de ação policial no combate à venda ilegal de aves é importante e tem apresentado bons resultados. “Todo dia chegam aves ao Ibama, mas essa semana batemos o recorde. Tivemos a maior apreensão já feita de papagaios. As pessoas também fazem denúncias, o que é muito importante para a nossa fiscalização”, ressaltou.
Segundo o veterinário Marius Belluci, também do Ibama, os papagaios apreendidos devem ter sido trazidos da Bahia. A rota feita por eles ainda é investigada. “A média de apreensões triplicou por conta das apreensões”, alegou.
Belluci explica que os animais apreendidos devem ficar na sede do Ibama até não precisarem mais de ajuda para se alimentar. Enquanto isso, o Ibama vai tentar reintroduzir os animais na natureza, por meio de um programa ambiental existente na Bahia. “Outra alternativa é tentar distribuí-los entre criadores e zoológicos credenciados junto ao Ibama”, informou.
Alunos do curso de medicina veterinária do CESMAC estão colaborando com o IBAMA.
Fonte: Tudo na hora.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário