Pages - Menu

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Touros são espancados e explorados na Índia até a morte para obter açúcar usado em bebidas Pepsi

 


O touro à esquerda não consegue abaixar a cabeça devido à corda apertada que perfura suas narinas e o prende ao jugo. Crédito: Animal Rahat

A PepsiCo estaria violando sua própria política de bem-estar animal ao adquirir açúcar de fazendas indianas para bebidas da marca Pepsi, onde touros são espancados, chicoteados e forçados a transportar cargas pesadas de cana-de-açúcar? Essa é a questão levantada em uma resolução apresentada hoje pela PETA, em nome de um acionista que solicita um relatório sobre o tratamento abusivo de animais nas cadeias de suprimentos da PepsiCo e de seus parceiros.

O parceiro de engarrafamento da PepsiCo na Índia está ligado a uma indústria em que touros são espancados com gravetos e chicotes enquanto lutam para transportar carroças ilegalmente sobrecarregadas com até quatro toneladas de cana-de-açúcar. Esse trabalho exaustivo causa abscessos dolorosos e lesões musculares, além de ferimentos sangrentos provocados por espinhos de arame farpado que rasgam seus rostos quando os animais “desobedecem” virando a cabeça. A PETA chamou a atenção da liderança da PepsiCo para esses abusos no início do ano — destacando que violam a Política Global de Bem-Estar Animal da empresa — mas a companhia não tomou medidas, mesmo havendo soluções humanas, como tratores ecológicos capazes de substituir vários touros e aumentar a eficiência da produção.


“Os touros são seres pensantes e sensíveis, trabalhados até a exaustão para produzir o açúcar dos refrigerantes da Pepsi. A PepsiCo tem o poder de acabar com esse sofrimento agora”, afirma Ingrid Newkirk, fundadora da PETA. “A PETA pede que a PepsiCo cumpra as políticas de bem-estar animal que anuncia a acionistas e ao público, comprometendo-se com a mecanização de seus parceiros e fornecedores, o que poupará os touros de uma vida inteira de sofrimento e abuso.”


Animal Rahat, instituição de proteção animal apoiada pela PETA na Índia, atua desde 2011 para substituir carroças movidas por bois por alternativas mecanizadas mais eficientes e econômicas, por meio do Projeto de Mecanização da Indústria da Cana-de-Açúcar. Graças à iniciativa, um terço da produção de açúcar do estado de Maharashtra já foi mecanizado. Um único trator pode transportar até 18 toneladas de açúcar por viagem, oferecendo aos proprietários melhores oportunidades de renda.


A PETA incentiva todos a ajudar a poupar touros de uma vida inteira de sofrimento e abuso nas fazendas de cana-de-açúcar, pressionando a PepsiCo a exigir que seus parceiros e fornecedores adotem tratores ecológicos modernos e humanos.

A PETA, cujo lema afirma, em parte, que “os animais não são nossos para abusar de nenhuma forma”, reforça que Todo Animal É Alguém e oferece kits gratuitos de empatia para aqueles que precisam aprender uma lição de compaixão. Para mais informações, visite PETA.org ou siga a PETA no XFacebook ou Instagram.

A seguir, o texto completo da resolução dos acionistas

Considerando que:

A PepsiCo afirma que “os animais merecem vidas livres de sofrimento físico e mental” e “apoia a adoção de altos padrões de criação animal”. A empresa incentiva fornecedores e parceiros a seguirem sua Política Global de Bem-Estar Animal e espera o cumprimento do Código Global de Conduta para Fornecedores. Além disso, a companhia reconhece que relatórios regulares de progresso são fundamentais para alcançar sua visão de longo prazo de boa saúde animal.


Apesar desses compromissos, o parceiro de engarrafamento da PepsiCo na Índia obtém açúcar em Maharashtra para bebidas da marca Pepsi, obrigando touros a puxar carroças ilegalmente sobrecarregadas com até quatro toneladas de cana-de-açúcar. Isso causa abscessos, lesões musculares e outros problemas graves de saúde. Forçados a trabalhar do amanhecer até depois do anoitecer, os animais são espancados com paus e chicotes, feridos por espinhos de arame farpado presos aos jugos e sofrem infecções devido às cordas grossas no nariz. Alguns são literalmente explorados até a morte.


Essas práticas não estão alinhadas com as políticas da PepsiCo e parecem violar diversas leis indianas de proteção animal.

A PepsiCo e seus parceiros também obtêm açúcar de outras regiões — incluindo Ásia, América do Sul e Norte da África — onde animais ainda são usados para transportar ou triturar cana-de-açúcar.

Os tratores ecológicos, já adotados por muitos fornecedores em Maharashtra, eliminam o sofrimento animal, melhoram o bem-estar humano e aumentam a eficiência da produção. A PepsiCo tem a oportunidade de liderar o setor exigindo que seus fornecedores adquiram açúcar livre de trabalho animal. Ainda assim, a empresa continua a depender de métodos ultrapassados, desumanos e ineficientes, colocando em risco sua reputação e integridade operacional.

A falha em manter valores e políticas publicamente declarados pode corroer a confiança do consumidor e, em última instância, impactar o valor para os acionistas.

Resolve-se:

Os acionistas solicitam que a PepsiCo emita um relatório avaliando se o tratamento dos animais em sua cadeia de suprimentos — incluindo operações em nível de fazenda e franqueados terceirizados — está em conformidade com a Política Global de Bem-Estar Animal da PepsiCo, o Código de Conduta dos Fornecedores e as leis locais de bem-estar animal aplicáveis.

Tradução de Shirlei Cioruci (com IA)

Fonte: PETA.org

    PARCEIROS (AS) QUE NOS AJUDAM A MANTER ESSAS NOTICIAS TODOS OS DIAS:  

    VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL ( FELIZ NATAL PRA VC )

    CONSULTÓRIO VETERINÁRIO E PET SHOP DR MACELO LINS  EM MACEIÓ ( 82 99981 5415 )

    Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br  ( FELIZ NATAL )

    www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )  FELIZ NATAL 

    Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de  felinos de 01 a 30 de novembro  & internamento 24 horas )   FELIZ NATAL 

    TUBARÃO BEBIDAS E GALETERIA NA RUA VICENTE CELESTINO 628 NA SANTA LÚCIA EM MACEIÓ ALAGOAS ( 82 ) 98192 1379  (FELIZ NATAL )

Nenhum comentário:

Postar um comentário