Pages - Menu

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

PF investiga falhas em criadouro ao apurar surto de vírus em ararinhas-azuis reintroduzidas na Caatinga

  


Foto: ©Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP)/ICMBio

A Polícia Federal abriu uma investigação para esclarecer a disseminação de um circovírus potencialmente letal entre ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii), espécie criticamente ameaçada na Caatinga, informou o jornal O Globo.

A apuração ganhou força nesta quarta-feira (03/12), com a deflagração da Operação Blue Hope, que apreendeu celulares e computadores no criadouro responsável pelos animais infectados, localizado em Curaçá (BA). Os investigados podem responder por obstrução da fiscalização ambiental e disseminação de doença.

O caso veio à tona após o ICMBio confirmar que as 11 ararinhas liberadas na natureza testaram positivo para o vírus, considerado sem cura e capaz de provocar deformações no bico e alterações nas penas.


Outros 20 casos foram identificados em cativeiro, embora o instituto ressalte que a interpretação dos testes é complexa. O criadouro baiano foi multado em R$ 1,8 milhão por não adotar protocolos de biossegurança para conter a disseminação.



As ararinhas-azuis, que foram declaradas extintas na natureza por mais de duas décadas, começaram a ser reintroduzidas em 2020, quando 20 exemplares criados na Alemanha retornaram ao Brasil em um dos projetos de conservação do país. A gestão do plantel, contudo, é marcada por disputas entre criadores privados e autoridades brasileiras.


O centro investigado, parceiro da Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP), que detém 75% dos exemplares registrados no mundo, descumpriu uma ordem judicial para recapturar aves e nega negligência. Segundo informou à AFP, apenas cinco das 103 aves sob seus cuidados teriam testado positivo e a espécie seria “resistente ao circovírus”.


A parceria com a ACTP já vinha sendo questionada. Em 2024, o governo federal encerrou um convênio após a entidade vender, sem autorização, 26 ararinhas para um zoológico na Índia.

Fonte: Um só Planeta

    PARCEIROS (AS) QUE NOS AJUDAM A MANTER ESSAS NOTICIAS TODOS OS DIAS:  

    VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL ( FELIZ NATAL PRA VC )

    CONSULTÓRIO VETERINÁRIO E PET SHOP DR MACELO LINS  EM MACEIÓ ( 82 99981 5415 )

    Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br  ( FELIZ NATAL )

    www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )  FELIZ NATAL 

    Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de  felinos de 01 a 30 de novembro  & internamento 24 horas )   FELIZ NATAL 

    TUBARÃO BEBIDAS E GALETERIA NA RUA VICENTE CELESTINO 628 NA


Nenhum comentário:

Postar um comentário