Foto: Reprodução
Durante a 55ª Festa do Peão de Guapiaçu, no interior de São Paulo, um touro foi mais uma vez forçado a participar de um evento de rodeio que resultou em um incidente trágico na sexta-feira (30/08). Italo Silva Rodrigues, um jovem de 21 anos de idade, caiu durante a sua segunda montaria e foi pisoteado pelo touro, falecendo posteriormente devido aos ferimentos.
Na primeira tentativa de montaria, o touro demonstrou sinais de estresse e não teve o desempenho esperado pelos organizadores. Em uma nova tentativa com um segundo touro, o jovem foi arremessado, em uma reação instintiva de defesa do animal, e foi pisoteado sem querer na região do tórax.
Imagens nas redes sociais mostram o peão se levantando e saindo da arena após o acidente, mas ele rapidamente desabou e precisou de socorro imediato. O atendimento inicial foi feito nos bastidores do evento e, logo depois, na Unidade de Emergência Municipal. Italo não resistiu e faleceu antes de ser transferido para um hospital maior.
Enquanto a organização do evento, ACR Rodeio, e o clube de Rodeio Guap Bulls expressaram pesar pelo ocorrido, a situação destaca o impacto físico e psicológico que esses eventos impõem tanto aos animais quanto aos humanos envolvidos.
A exploração de touros para fins de entretenimento continua a sendo realizada, reforçando o sofrimento e ignorando o comportamento natural dos animais em prol do espetáculo.
09 de setembroNota da Redação: Os rodeios e a exploração de touros para entretenimento humano são formas cruéis de abuso animal que devem ser veementemente repudiadas. Em eventos como esses, os animais são forçados a participar de atividades que os colocam sob extremo estresse físico e emocional, levando-os a comportamentos de defesa que são explorados para o entretenimento das massas.
Os rodeios promovem uma cultura de violência e desrespeito à vida animal, submetendo os touros a técnicas de manejo dolorosas e a situações de sofrimento extremo. Essa prática reforça a ideia equivocada de que os animais existem para servir aos propósitos humanos, sem qualquer consideração por seus direitos e pelo respeito que lhes é devido como seres sencientes capazes de sentir dor e medo.
É fundamental que a sociedade evolua para uma postura ética e compassiva em relação aos animais, condenando práticas que os exploram. A vida e a integridade dos animais devem ser protegidas e respeitadas, e eventos que violam esses princípios devem ser banidos.
Júlia Zanluchi
Fonte: anda.jor.br
COLABORADORES (AS) DO BLOG:
Venha adotar um gatinho com a gente - SCALARE no Maceió shopping
www.estudarparaoab.com.br
André Bocão - Marechal Deodoro
Mundo Animal na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Às 9h na Correio Murici FM 88,5 de Murici Alagoas.
Vendas de mudas de: acerola, pitanga, mine tomate cereja, couve e mastruz....rações, medicamentos e produtos de higiene...areia para gatos...
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário