Pages - Menu

segunda-feira, 8 de julho de 2024

20 anos de protestos contra as touradas em Pamplona: denunciam o festival de touradas como “tortura medieval”


 As ruas de Pamplona foram mais uma vez o cenário do poderoso protesto organizado pelas organizações de direitos dos animais AnimaNaturalis e PETA. Nesta vigésima edição de sua manifestação anual, cinquenta ativistas se reuniram na Plaza Consistorial, em frente à Prefeitura de Pamplona, para denunciar as touradas como uma forma de tortura medieval que não tem lugar em uma sociedade moderna e civilizada.



Aïda Gascón, diretora da AnimaNaturalis na Espanha, foi clara em sua mensagem: “A tourada é uma prática cruel que não tem lugar em uma sociedade civilizada. É nosso dever moral pôr fim a essa barbárie e proteger os animais de tal tortura”.

O protesto, que contou com a participação de ativistas de várias cidades de Navarra, da Espanha e da Europa, faz parte do “San Fermín Sem Sangue”. Essa campanha já ultrapassou 260.000 assinaturas em sua página da Web, www.animanaturalis.org/pamplona, contra as touradas.

Um dos objetivos principais do protesto deste ano é apoiar a Iniciativa Legislativa Popular (ILP) #NoEsMiCultura, que busca eliminar a blindagem legal que protege as touradas. A ILP visa revogar a Lei 18/2013, que declara as touradas como patrimônio cultural da Espanha, e devolver as competências em cultura e entretenimento aos governos autônomos e locais. De acordo com Gascón, “Esperamos que a Iniciativa Legislativa Popular #NoEsMiCultura consiga revogar a declaração de patrimônio cultural que concede proteção especial às touradas”.

Apesar da decisão do Tribunal Constitucional de que as touradas não podem ser proibidas, a oposição à prática continua a crescer. Os dados mostram que o número de touradas diminuiu significativamente na última década, e as pesquisas refletem uma crescente desaprovação das touradas entre a população espanhola. De acordo com uma pesquisa da SocioMétrica para o jornal El Español em 2019, mais de 50% dos espanhóis são a favor da proibição ou limitação das touradas. Um estudo realizado pela Fundação BBVA em 2022 revelou que quase 8 em cada 10 espanhóis se opõem ao uso de animais em touradas.

A situação das touradas não é diferente em outros países europeus onde elas ainda são legais, como França e Portugal. Uma pesquisa recente conduzida pela Ipsos I&O Public em nome da CAS International revelou uma rejeição retumbante das touradas nesses países, com 77% dos entrevistados acreditando que a prática inflige muito sofrimento aos animais. Esses dados refletem uma conscientização cada vez maior sobre os direitos e o bem-estar dos animais e uma demanda crescente para que a União Europeia intervenha na proteção do bem-estar dos animais dentro das tradições culturais.

Gascón concluiu sua intervenção fazendo um apelo às autoridades: “É hora de as autoridades ouvirem a voz da maioria que clama pelo fim dessa prática cruel. Todos os anos, milhares de touros são mortos em arenas e centenas de milhares são submetidos a um sofrimento indescritível. As evidências científicas e as contradições das normas de bem-estar animal devem ser suficientes para abrir um debate inevitável sobre a continuidade das touradas”.

Os protestos em Pamplona continuarão a ser um grito pelos direitos dos animais até que as touradas sejam erradicadas da cultura espanhola e europeia, dizem os ativistas.

Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte e fotos: Pamplona Actual

COLABORADORES(AS) DO BLOG:

Venha adotar um gatinho com a gente - Scalare no Maceió shopping

www.estudarparaoab.com.br

Mundo Animal na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Às 9h na Correio Murici FM 88,5 de Murici Alagoas. 

Vendas de mudas de: acerola, pitanga, mine tomate cereja, couve e mastruz....rações, medicamentos e produtos de higiene...areia para gatos...
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ... 

TECA NELMA MADRINHA DO  DEFESA  ANIMAL   EM AÇÃO

Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 & Petcuisine.MCZ (82) 99950 5857 (alimento natural para cães e gatos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário