Pages - Menu

quarta-feira, 20 de março de 2024

Como proteger seu pet contra os carrapatos?

Foto: tnh1
 Olá, gente! Como tutora de cães e gatos há muitos anos, bem como protetora independente já vivenciei momentos complicados por conta da infestação de pulgas e carrapatos.

Esses parasitas são encontrados geralmente entre os pelos de animais de estimação que não estão protegidos adequadamente, infelizmente muitos dos pets acabam tendo que conviver com os carrapatos grudados em seus corpos, sugando seu sangue e transmitindo doenças.

Entretanto, estes parasitas devem ser mantidos longe dos cães e gatos a todo custo, já que podem causar uma série de complicações perigosas para a saúde deles.

Segundo a médica veterinária, Paula Nunes, a doença do carrapato infelizmente é uma das que tem maior índice de diagnóstico entre os cães e infelizmente pode levar à morte do pet caso não seja tratada de forma adequada. “A melhor iniciativa que você pode ter com seu pet é a de prevenir que ele seja infectado pelo parasita. Há vários meios de proteger seu cãozinho, seja pelo uso dos comprimidos ou pipetas que protegem por cerca de um mês contra pulgas e carrapatos, spray, medicamento via oral, o colar scalibor que mantém o cão protegido por quatro meses. Há diversas possibilidades, só não podemos deixá-los desprotegidos, pois essa doença pode levar o animalzinho a óbito”, explicou.

É importante ressaltar que prevenir uma infestação de carrapatos no corpo dos nossos pets vai além de poupá-los de uma coceira incômoda, uma vez que carrapato em cachorro, por exemplo, pode significar doenças graves e até fatais, como babesiose e erlichiose – popularmente conhecida como doença do carrapato.

Mantenha sua casa limpa!

O primeiro passo para compreender a prevenção de carrapatos no corpo do seu gato ou cachorro é saber o ciclo de vida destes parasitas. Eles nascem de ovos encontrados em muitos ambientes frequentados pelos nossos pets, como gramados, carpetes, em buraquinhos ou espaços nas paredes das nossas casas e mobílias.

Eles nascem como larvas e, em seu estágio adulto, as fêmeas de carrapato depositam novos ovos, dando sequência ao ciclo.

Portanto, evitar o carrapato em cachorro ou gato significa, primeiramente, evitar a presença destes ovos no ambiente.

É o mportante ressaltar a necessidade de não só realizar um tratamento contra carrapatos no corpo dos nossos pets, mas também higienizar todo o ambiente e evitar o contato com animais que estejam infestados.

Por fim, leve seu pet sempre ao médico veterinário para mantê-lo protegido contra essa e outras doenças.

Deisy Nascimento ( Blog Meu Bichinho-- tnh1.com.br )


COLABORADORES (AS)  DO  BLOG:


Marechal Deodoro (AL):   Secretário ANDRÉ BOCÃO – gente  da gente 
   Toda quinta feira às 08:00h., na Mares do Sul FM 87,9 programa TA NA BOCA DO POVO com  André Bocão. 


Vendas de mudas de: acerola, pitanga, couve e mastruz....
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ... 


(MACEIÓ) VEREADORA TECA NELMA > VEGETARIANA ( MADRINHA  DO DEFESA  ANIMAL   EM AÇÃO )




Nenhum comentário:

Postar um comentário