Pages - Menu

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Guarda-vidas montam casa e fazem até placa para cachorrinha que teve filhotes em praia de Vitória (ES)

 


Foto: Reprodução

Uma cachorrinha SRD que teve filhotes em junho e vive na Praia da Curva da Jurema, em Vitória, está sendo mimada por moradores e guarda-vidas do local, que se juntaram e montaram uma casa de madeira – com direito a teto solar – e até colocaram uma placa avisando os visitantes sobre a moradora e seus bebês.

A placa montada junto com uma casinha de madeira traz a seguinte mensagem: “Casa da mãe Dog”. Além disso, há um aviso: “Senhores banhistas, peço desculpas pela minha agressividade, pois tenho 8 crias para cuidar e proteger. Obrigada: Super Mama Dog”.

Embora a placa coloque oito filhotes, só três ainda parecem estar por lá com a mãe.

A área da casinha onde a mãe e os filhotes estão foi toda cercada com pedaços de madeira. A “humilde residência” tem até mesmo uma placa solar no telhado. No espaço, a mãe e outros três cachorrinhos brincam e passam a tarde juntos.

Num flagra da reportagem do g1 é possível ver a mãe deitada sobre umas folhas de coqueiro enquanto um dos filhotes toma banho de sol.

O guarda-vidas que montou a casa disse que utilizou pedaços de madeira que estavam na restinga para fazer um novo lar para a família animal.

“Essa cachorrinha ficava na restinga, e teve os filhotes tem umas três semanas, no máximo”, contou Ednardo Rocha, coordenador do Salvamar.

Ednardo disse ainda que a ideia de fazer a casinha acabou servindo para proteger a cadela com os filhotes e também alguns banhistas que frequentam o local.

“A gente estava recebendo reclamações de banhistas de que alguns cachorros estavam atacando as pessoas na praia. Até guarda-vidas já foi mordido. Não foi essa cachorra, mas algum outro cachorro que fica ali na restinga. Mas ela late bastante quando chega alguém perto, uma meneira de defender os filhotes”, comentou Ednardo.

A Prefeitura de Vitória disse que a equipe Salvamar, que é um grupamento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, teve a iniciativa de fazer, nesta semana, a “casinha” com o intuito de proteger os filhotes. Ao mesmo tempo, idealizaram a placa como forma de instruir as pessoas que passam pela orla e garantir a segurança de todos.

A Secretaria de Saúde da cidade também afirmou que a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental já vacinou os animais contra a raiva.

Moradores do bairro também estão ajudando a família dos doguinhos e colocam água e comida.

Angela Porto é aposentada e estava passando pela praia quando a casinha chamou a atenção dela e da neta de dez anos.

“Eu achei perfeito as pessoas terem essa disponibilidade para fazer uma casinha para uma cachorra abandonada com tantos filhotinhos. Eu vejo as pessoas virem muito aqui, colocarem ração, água. Os salva-vidas vêm muito aqui também”, comentou Angela.

Laura, neta de dona Angela, também aprovou a ideia e adorou ver a mãe com os filhotes na praia e dentro da casinha.

“Eu acho muito legal terem feito uma casinha, e a mãe está com muitos cuidados com os cachorrinhos. Eu acho que eles não deveriam tirar nunca esses cachorrinhos daqui, nem essa casinha, pra eles ficarem aqui”, disse Laura.

Cachorros são resgatados e retirados da “casa de praia”

A administração municipal informa que realizou, na tarde desta quinta-feira (22), o resgate dos cães que estavam em um abrigo temporário na Praia da Curva da Jurema visando proporcionar bem-estar e melhores condições físicas e de saúde para estes animais.

A ação integrada foi realizada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e protetoras independentes.


Foto: Reprodução

A prefeitura observou que a cadela (mãe) foi levada para uma clínica conveniada da Semmam para passar por consulta, exames e ser castrada. Os filhotes foram levados para um lar temporário, em uma parceria com protetores independentes.

A Semmam ainda está disponibilizando consultas, exames, vacinação e castração para os filhotes. Já o CVSA vai monitorar o pós-operatório da cadela (mãe) e observar o comportamento agressivo e, posteriormente, fazer sua liberação para adoção.

Fonte: G 1

COLABORADORES (AS) DO SITE &  DO BLOG : 

Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – agente  da gente –Acompanhe o vereador nas redes sociais


Mundo Animal Ano XXIII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados. E na Correio FM 88.5 de Murici. ( estão no aplicativo rádios net  e no 
www. Mundo animalmaceio.com.br   

VET HELP clinica veterinária: castração, consultas, exames, vacinas,  ultrasson,  raio-x,  cirurgias, medicamentos e  internamentos. Ligue: 99936 3259

Consultório veterinário dr Marcelo Lins; (82) 99981 5415

 (MACEIÓ) VEREADORA TECA NELMA > VEGETARIANA (MADRINHA DO DEFESA ANIMAL EM AÇÃO )

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário