Pages - Menu

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Prefeitura vai contratar veterinários para atender animais carentes em Fortaleza (CE)

Quatro médicos veterinários serão contratados pela Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, para atuar no Vetmóvel atendendo os animais carentes do município. Eles estarão envolvidos também nas demais ações desenvolvidas pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa).

Serão contratados um clínico, um anestesista e dois cirurgiões especializados em castração. Também haverá uma reserva técnica de mais 16 veterinários, que poderão ser chamados ao longo do ano conforme as demandas de trabalho. “Até abril os novos veterinários deverão estar sendo contratados após os trâmites legais da seleção a ser feita pelo Imparh”, afirma a titular da Coepa, Toinha Rocha.
Também está sendo analisada a forma como será comprado o material de uso permanente e de consumo do Vetmóvel. Uma reunião entre a Coepa e a Procuradoria Geral do Município (PGM) foi realizada para tratar do assunto. Os itens devem ser comprados de forma direta, isso porque nas duas licitações realizadas em 2017 não apareceram empresas concorrentes. O Vetmóvel depende do material para começar os trabalhos, que deve ser comprado com os R$ 350 mil liberados para a Coepa pela Prefeitura.
Em dezembro de 2017 foi votado o Orçamento do Município. Na votação, ficou assegurada a quantia de R$ 3.389.500,00 para a Copea. “Conseguimos aprovar este valor com a ajuda de todos os vereadores. Fizemos um excelente trabalho de convencimento de que a causa animal é uma pauta da cidade, de todos, Poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Estou muito feliz ao dar o nosso melhor para executar esse orçamento e controlar a população de cães e gatos em estado de abandono. Somos muito gratos a todos os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza e ao prefeito Roberto Cláudio”, afirma Toinha Rocha.
O planejamento para manutenção e criação de cachorródromos – espaços públicos de lazer para cães – também foi iniciado. Serão construídos mais 50 deles em praças que serão reformadas. Além disso, palestras sobre proteção e bem-estar animal também foram planejadas. As informações são do Diário do Nordeste.
A minuta que regulamenta a Lei 010.652/2017, que institui a Virada Animal em Fortaleza, foi discutida ainda pela Coepa. A regulamentação deve acontecer até o dia 26 de março. O evento, que terá como tema central a proteção animal, deve acontecer de 4 a 10 de outubro, durante a Semana de Proteção à Fauna, com a participação de escolas, universidades, praças, empresas, instituições religiosas, ONGs e outros segmentos sociais.
A linha telefônica Pet Solidária, para recebimento de doações em dinheiro para abrigos de animais resgatados do abandono e de maus-tratos em Fortaleza, será lançada durante a Virada Animal.
Foto: divulgação

Fonte: anda.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário