Pages - Menu

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Cão salva vida de criança vítima de convulsão em Ibaté (SP)

Por Sophia Portes, ANDA

A mãe do menino Enzo afirma que seu cão, da raça rottweiler, a alertou quando o menino, de 6 anos, estava tendo uma convulsão.
Enzo foi diagnosticado com autismo e adrenoleucodistrofia, uma doença rara e degenerativa. Mas, segundo a mãe, o menino nunca havia tido uma convulsão.
Rhozana conta que estava dormindo quando Enzo começou a passar mal. Desesperado, o cão Quiron, de 5 anos, começou a latir desesperadamente, arranhando a janela do quarto onde a mãe dormia.

“Quando Quiron começou agir de forma desesperada, pensei: ‘será que ele está passando mal?’ Porque ele teve dor de ouvido recente, porém já estava bem. Na dúvida, saí correndo do quarto para ver o que estava acontecendo e foi quando vi meu filho tendo uma convulsão. Ele e meu filho estavam fazendo o mesmo barulho, como se estivessem urrando”, conta Rhozana.

A mãe, técnica de enfermagem, começou a prestar os primeiros socorros. “Quando peguei Enzo no colo, ele parou de respirar. Coloquei ele de volta a cama, cheguei a massagear, fiz boca a boca e ele voltou”, diz.
Na mesma hora, Rhozana levou Enzo para um hospital em São Carlos, onde o menino passou por diversos exames. Após o susto, ele foi liberado para voltar para casa, onde o herói de quatro patas o esperava.
Apesar da doença que evolui rápido, os pais comemoram cada dia ao lado do filho. “Graças ao cachorrão dele, que hoje meu filho está aqui com a gente. A única coisa que precisamos é dele aqui do nosso lado fazendo parte da família”, afirma o pai, Nino Menzani.
Amizade entre cão e menino
Quando o menino Enzo tinha apenas 2 anos, os pais decidiram ter um cão para proteger a casa. “Precisávamos de um cão grande, foi quando escolhemos comprar o Quiron. Ouvíamos falar que rottweiler era perigoso, tivemos receio, lógico, mas eles tiveram uma interação muito boa e se tornaram amigos bem rápido. Quiron ajudou muito na socialização do Enzo”, lembra a mãe.
Para Rhozana, a ligação entre o cão e o menino é algo inexplicável. Ela acredita que Quiron pressentiu a situação de risco que Enzo corria. “Foi graças ao Quiron que eu consegui socorrer meu filho, até porque eu não esperava que isso fosse acontecer. Se não fosse ele, meu filho não estaria mais aqui. Quiron é um anjo da guarda”, conta emocionada.
 Fonte: anda.jor.br   (Fotos: Felipe Lazzarotto/ EPTV)


Nenhum comentário:

Postar um comentário