Pages - Menu

terça-feira, 9 de maio de 2017

Apresentador é acusado de matar boto para forjar denúncia no Fantástico


Em uma reportagem de 2014 do programa Fantástico da Rede Globo, imagens feitas pelo biólogo e apresentador Richard Rasmussen que foram ao ar no programa e o mostram matando um boto, estão sendo denunciadas por um documentário que alega manipulação das imagens.
O programa que exibiu a reportagem em julho de 2014 com cenas chocantes de pescadores matando um boto-cor-de-rosa que seria usado como isca para a pesca da piracatinga, afirmava que os animais estavam sendo mortos frequentemente, porém, o documentário “A River Below”, mostrou o contrário. O animal que foi morto tinha filhotes na barriga.

O diretor do filme, Mark Grieco, viu as imagens e decidiu trazer o inicial projeto de documentário para o Brasil. No entanto, ao chegar na Amazônia, foi informado de que Rasmussen teria pago R$ 100 para cada pescador que aparece nas imagens pegar um boto e mata-lo, produzindo as imagens exibidas no programa, segundo o site Notícias da TV.
Rasmussen apesar de não ser identificado como autor das imagens e ter negado o pagamento aos pescadores da região, admitiu ter participado da gravação ao site.
Procurada pela mesma reportagem, a emissora Globo afirmou que “a TV Globo não foi procurada pelos autores do documentário e não teve acesso a ele. Como em toda a reportagem que coloca no ar, a Globo sabia quem era o responsável pelas imagens e tomou providências para checar a veracidade das informações. O material foi cedido pela Ampa e, na gravação bruta, com o áudio ambiente, não havia nada que sugerisse qualquer irregularidade ou método ilícito na captação de imagens. Toda a estrutura em volta da captação e o comportamento dos pescadores mostravam que essa, para eles, era uma prática frequente, que desempenhavam com desenvoltura.”

Fonte: anda.jor.br  (Foto: Reprodução Fantástico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário