Pages - Menu

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Asno é um animal inteligente ?


O asno é um animal de carga ?
O asno chamado ainda de burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodátilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga.
Qual a sua origem ?
Sua origem está ligada a Abissínia, onde era conhecido como onagro ou burro selvagem. Há séculos que é feito o cruzamento entre burro e cavalo, de que resulta um híbrido denominado muar ou mu, com características de ambas as raças: robustez, capacidade de adaptação a caminhos acidentados e a meio ambiente adverso, docilidade; pernas mais longas e, portanto, maior velocidade, maior facilidade de treino.
O mulo é o macho ?
O macho (ou mulo) é o indivíduo do sexo masculino resultante do cruzamento de um burro com uma égua, O animal fêmea resultante do mesmo cruzamento é chamado mula.

O homem realiza uma variedade de cruzamentos ?
O animal fêmea resultante do mesmo cruzamento é chamado mula. Entretanto, o cruzamento das mesmas espécies porém invertidos os sexos (portanto cavalo e jumenta), dá origem a um animal diferente, o bardoto. Estes híbridos são quase sempre estéreis devido ao fato do cavalo possuir 64 cromossomos, enquanto que o jumento possui 62, resultando em 63 cromossomos. São raros os casos em que uma mula tenha parido, com efeito, desde 1527, data em que os casos começaram a ser arquivados, apenas 60 casos foram registrados.
Dia 04 de outubro mais uma rifa do Neafa – 82 3221 0193

Consultório veterinário da dra Lesly Fernandes – 82 8811 1390 e 82 3214 4820

Nenhum comentário:

Postar um comentário