Pages - Menu

terça-feira, 7 de julho de 2009

A farra do boi

A farra do boi é uma cultura ou uma crueldade praticada por idiotas ?
A Farra do boi é um elemento da cultura popular do estado brasileiro de Santa Catarina que teria sido trazida ao Brasil por descendentes de açorianos há 200 anos, mas existem controvérsias quanto as semelhanças da prática em relação à origem. Acontece no litoral de Santa Catarina, onde é predominante essa descendência, em cerca de trinta comunidades geralmente de pescadores. Não passa de um ato cruel e desumano.
A polícia não tem força suficiente para acabar definitivamente essa prática idiota ?
Esta prática é bastante controversa. De um lado os participantes tentam alegadamente manter o folclore e a cultura típica da região. Do outro, ecologistas e justiça pressionam a polícia a coibir essa manifestação popular.
Um exemplo de dignidade é a farra do boi mamão em Santa Catarina.
O evento é um projeto da Associaçãoo dos Moradores Bairro Sertão do Trombudo emparceria com a EPAGRI através do Projeto Microbacias, Fundação Cultural deItapema e a Escola Municipal Maria da Glória Veríssimo de Farias, do própriobairro, que prevê o resgate do folguedo e a conscientização da própriacomunidade sobre a proibição da farra-de-boi.
Como acontece ?
O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas dacultura popular catarinense. O elemento principal como o próprio nome indica éo boi; de armação de madeira e bambu, coberta com papel e pano. A brincadeiraaborda um tema típico (a morte e ressurreição do boi).Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura,envolvendo, os personagens do Mateus, Vaqueiro, Doutor, Urubu e, finalmente,culmina com a ressurreição do boi.
Outros bichos participam ?
Os outros bichos (cavalinho e cabrinha) são confeccionados à semelhança do boi,junto com o Vaqueiro, Mestre Mateus, Doutor, Bernunça, Maricota, Cachorro,Urso-branco, Urso-preto e o Macaco são figuras obrigatórias no ritual dofolguedo popular.A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras eà dramatização.


A WSPA também está na luta contra a farra do boi ?
WORKSHOP REGIONAL SUL – AFILIADAS DA WSPA
Foi um sucesso o evento programado para Florianópolis .Apenas lamentamos que o Hotel IBIS, onde se realizou o evento, não permitiu queo Boi de Mamão Mirim do Rio Vermelho se apresentasse em suas dependências. Valeaté questionar se é isto que quer uma cidade turística como Florianópolis; seé ser favorável a Farra do Boi ou que se criem delinquentes. Então seapresentaram no Parque da Luz, nas proximidades – com muito sucesso.
Todos contra a farra do boi.
É consenso no grupo de planejamento e execução, que além das açõesfiscalizadoras, judiciais e repressivas, seja mantido e ampliado para todo olitoral o programa educativo e de mudança de cultura voltado para a formaçãode valores através do respeito a todas as formas de vida, que aborda a conexãoviolência humanos-animais, coordenado e desenvolvido pelo Instituto AmbientalEcosul e Fundo Vira-Lata em algumas localidades, com apoio e patrocínio doMinistério Público, da WSPA e das Secretarias Estadual e Municipais deEducação.
FARRA DO BOI UMA VERGONHA NACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário