Pages - Menu

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Você tomaria leite de jumenta?


 Uma reportagem da Revista da FAPESP apresentou recentemente iniciativas para “salvar” os jumentos da extinção no Brasil. À primeira vista, a proposta parece positiva. Mas, ao analisar o conteúdo, fica claro que o foco não é a proteção dos animais, e sim a criação de novas formas de exploração econômica.

Entre 1997 e 2025, a população de jumentos no país caiu cerca de 94%. Parte dessa redução ocorreu pela substituição do transporte animal por motos e veículos. No entanto, o principal fator é a demanda internacional, especialmente da China, por colágeno extraído da pele desses animais. Em diversos países africanos, a matança foi tão intensa que governos precisaram proibir o abate.


Diante desse cenário, pesquisadores e criadores passaram a defender a produção de leite, queijo e carne de jumenta como forma de “valorizar” a espécie. No Brasil, o litro do leite pode chegar a R$ 125, e o queijo, a R$ 3 mil o quilo. Ou seja, preservar virou sinônimo de lucrar.

Do ponto de vista vegano, essa lógica é perversa: manter uma espécie viva apenas para explorá-la não é conservação, é perpetuação da violência. A história dos jumentos, desde a domesticação na África até o uso no Nordeste brasileiro, é marcada pelo trabalho forçado e pelo abandono.

Há, porém, caminhos mais éticos. Pesquisas na Universidade Federal do Paraná buscam produzir colágeno em laboratório, sem matar animais. Esse tipo de iniciativa aponta para um futuro sem exploração.

O debate lembra a lógica de Jurassic Park: trazer seres à vida apenas para transformá-los em mercadoria. No caso dos jumentos, não se trata de salvá-los, mas de decidir se a sociedade continuará justificando a crueldade em nome do lucro — ou se escolherá, enfim, respeitar os animais como indivíduos.

Fonte: vista-se.com.br

GRATIDÃO POR ESTAR CONOSCO....... VOCÊ ACABOU DE LER UMA MATÉRIA EM DEFESA DOS ANIMAIS. 


    CONSULTÓRIO VETERINÁRIO E PET SHOP DR MACELO LINS  EM MACEIÓ ( 82 99981 5415 ) 


    Mundo Animal ano XXVI na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br  


    VEREADORA POR MACEIÓ TECA NELMA DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL & VEGETARIANA 


    www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )  


    Clinica veterinária Clinshop Maceió ANO VI (82) 99675 8715 ( castração de  caninos e felinos de 01 a 28 de fevereiro   & internamento 24 horas )   


    VEREADORA POR MACEIÓ OLIVIA TENÓRIO 


    TUBARÃO BEBIDAS E GALETERIA NA RUA VICENTE CELESTINO 628 NA SANTA LUCIA EM MACEIO ALAGOAS ( @tubaraofrangonabrasaoficial )

Nenhum comentário:

Postar um comentário