Pages - Menu

domingo, 14 de janeiro de 2024

Filhotes de cães são abandonados em Florianópolis, e Dibea cita falta de estrutura para acolher


 Foto: DIVULGAÇÃO/ND

Cinco filhotes foram abandonados na porta de Marcelo Pio Monte, 65 anos, na rua Jornalista Lázaro Bartolomeu, no Morro da Cruz, na noite de domingo (7). Segundo a denúncia do médico, os cães foram deixados em frente à casa por volta das 23h e apresentavam sinais de desidratação.

“Tocaram a campainha e fugiram deixando com eles um bilhete informando que eu cuidaria melhor deles. Na mesma hora já fiz B.O (Boletim de Ocorrência) na Polícia Civil. Na manhã seguinte, procurei a Dibea na tentativa de negociar para deixá-los lá e não aceitaram”, relata.

“Inclusive, foi um tratamento bastante insatisfatório, fui muito mal atendido e a gerente disse que não tinha como receber porque não era um canil. Voltei para a delegacia e fiz um complemento do B.O, relatando que a Dibea não me recebeu”, explica.

Marcelo luta agora para conseguir um lar para os filhotes o mais rápido possível. Ele mora em São Paulo e já precisaria estar lá para atender aos compromissos, mas agora está impossibilitado de sair de Florianópolis por não ter onde deixar os cachorros.

“Minha casa aqui em Florianópolis é apenas para veraneio. Venho para cá uma vez por mês, às vezes passo dez dias, mas a questão é que já precisava estar em São Paulo, pois o meu trabalho é lá. Não sei mais o que eu faço”, conta.

“Eu tive que ficar com eles, porque eles iriam morrer. Não podia deixar isso acontecer. E agora, a partir daí, vira minha responsabilidade?”, questiona.

“O Dibea, que seria o órgão público responsável por isso, a linha de frente, simplesmente lava as mãos. Agora estou louco atrás de ONGs para ver se conseguem pegá-los.”

Dibea diz estar com a estrutura lotada

Em nota, a Dibea declarou que durante a conversa com Marcelo “informou que os animais não podem ser recolhidos porque encontram-se com todo o espaço para acolhimento de animais lotados”.

“A prioridade são animais gravemente feridos e providos de boletins de ocorrência por casos de maus-tratos. Atualmente, a Dibea possui e alberga mais de 200 animais, entre cães e gatos, sendo que também possui mais de 70 em lares temporários voluntários”, diz o documento.




A diretoria também disse que “pode fazer o atendimento veterinário, castração, microchipagem e oferecer a medicação, se houver necessidade”. Ainda apontou “que a diretoria é um local com alto risco de contágio, por realizar todos os dias diversos atendimentos veterinários de animais doentes”. Complementa dizendo que “os filhotes resgatados ficam em lares temporários voluntários para diminuir a chance de exposição a doenças. Sendo assim precisa haver um apoio da sociedade para/com o órgão”, finaliza.

Adote os filhotes de cães abandonados

Quem tiver interesse em adotar os filhotes pode entrar em contato com Marcelo Pio Monte pelo (11) 96300-5087.

Abandonar animais é crime

No Brasil, abandonar animais é crime desde 1998. Em 2020, com a aprovação da lei 14.064, teve o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda. O abandono é considerado maus-tratos pois eles têm emoções e ao serem abandonados, os bichinhos entram em sofrimento psicológico e físico.

Por Valeska Loureiro

Fonte: ND+



COLABORADORES (AS)  DO  BLOG:


Marechal Deodoro (AL):   ANDRÉ BOCÃO – gente  da gente 
   Toda quinta feira às 08:00h., na Mares do Sul FM 87,9 programa TA NA BOCA DO POVO com  André Bocão. 


Vendas de mudas de: acerola, pitanga, couve e mastruz....
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ... 


(MACEIÓ) VEREADORA TECA NELMA > VEGETARIANA ( MADRINHA  DO DEFESA  ANIMAL   EM AÇÃO )


Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 & Petcuisine.MCZ (82) 99950 5857 (alimento natural para cães e gatos )
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário