Pages - Menu

segunda-feira, 28 de maio de 2018

PACMA solicita à Promotoria a apreensão das elefantas acidentadas em Albacete, na Espanha



Foto: EFE.
Batalha legal envolvendo paquidermes. O Partido Animalista contra maus tratos aos Animais (PACMA) solicitou à Promotoria em 09 de maio a apreensão e translado de quatro elefantas que protagonizaram um acidente na rodovia de Albacete no mês passado. O circo, por sua vez, acionou legalmente o partido pró animais acusando de “maltratar” a estes animais.
Segundo informado pelo PACMA esta solicitação também foi apresentada ao Ministério do Meio Ambiente, à SEPRONA e à autoridade administrativa na Espanha, uma vez que “lhes corresponde salvar de uma vez por todas a vida” de Belinda, Pira, Thai y Baby da cruel realidade no circo. O partido lembrou ainda que o Governo está descumprindo o convênio europeu da Convenção sobre o comércio internacional de espécies da fauna e flora silvestres ameaçados (CITES), ao não contar com um centro de recuperação e resgate para estes animais.

Foto: EFE
A porta voz do Partido Animalista, Laura Duarte, afirma que estão fazendo todo o possível para que as elefantas não voltem ao circo, já apresentaram a todas as instituições as informações que demonstram o tratamento questionável que recebem estes animais por parte Joy Gartner e seus tantos êxodos a outros países, inclusive África, quando teve problemas com as autoridades.
O Partido insiste que “durante anos os animais de circo são submetidos a atividades antinaturais, violentos treinamentos e uma vida de mais absoluto cativeiro”. Denuncia ainda, que o Circo Gottani “não cessou as apresentações durante o acidente”, segundo destaca, “aproveitaram que as elefantas seguem feridas em Pozo Cañada para seguir com suas apresentações e exploração dos demais animais.
Destaca que 270 mil pessoas assinaram a petição do PACMA pela libertação dos animais deste circo e anuncia que brevemente o partido buscará alianças com organizações nacionais e internacionais para lutar “contra o cruel negócio dos circos”.
Denúncia do circo
A empresa Núcleos Zoológicos e o Circo Gottani, responsáveis pelas elefantas, acionou o PACMA e sua presidente Silvia Baquero pelas acusações de maus tratos que lhes foram imputadas. O diretor, gestor da Núcleos Zoológicos e representante do Circo Gottani, Eduardo Belltall Olmos, informou em um comunicado que são “totalmente falsas” as informações do PACMA e de Baquero sobre a “crueldade contra os animais” no circo.
Assim, advertiu que “os verdadeiros responsáveis” de toda situação criada a partir do acidente do caminhão que transportava as elefantas, a altura dos quilômetros 23 e 24 da A-30, durante a passagem por Pozo Cañada (Albacete), são as associações pró animais, que atuam como grupos de pressão política e econômica.
Tradução de Adriana Shinoda


Nenhum comentário:

Postar um comentário