domingo, 15 de novembro de 2009
Tigresa tem tres filhos
Tigresa tem três filhotes e surpreende tratadores de zoológico no interior de SP
Uma tigresa siberiana surpreendeu os funcionários do Zoológico de Americana, a 127 km de São Paulo. Rabugenta, como é chamada, deu à luz três filhotes, sem que ninguém soubesse nem mesmo que ela estava grávida. A mãe e os filhotes estão isolados em uma área do zoológico e nem mesmo os tratadores têm contato com os animais.
Rabugenta veio transferida do zoológico de Pomerode, em Santa Catarina, na semana passada, junto com outra fêmea e um macho e chegaram a Americana na quinta-feira cinco de novembro. Na manhã da sexta-feira (6), os funcionários descobriram os três filhotes na jaula em que ela estava. “Ninguém sabia que ela estava prenha, acho que o estresse da viagem acabou antecipando o parto”, afirma o diretor do Zoológico, Gustavo Martins Maluf.
De acordo com Maluf, assim que descobriram os filhotes, os funcionários e tratadores do zoológico isolaram os três tigrinhos e a mãe. “Se não isolar, corre o risco da mãe matar. O tigre é enjoado. Se sentir um cheiro diferente nos filhotes, de alguém que coloque a mão, ele já pode matar”, explica Maluf. Por isso, nem os tratadores têm contato com os animais, que são alimentados por um vão em uma parte da jaula.
O diretor explica ainda que os três ficarão isolados até que os filhotes desmamem, o que deve acontecer entre 20 e 40 dias. “Só ai vamos conhecer o sexo dos filhotes e saber o que vamos fazer com eles”, diz, explicando que dois tigres machos não podem ficar juntos porque disputam território.
Quem quiser conhecer os bichinhos vai ter que esperar. De acordo com Maluf, o zoológico ainda não sabe se eles ficarão em exposição ou se serão transferidos. “Antes queríamos mais um, agora temos sete”, diz Maluf, que afirma ser muito difícil conseguir lugar para abrigar grandes felinos no país. Existe até uma determinação do Ibama recomendando a vasectomia de grandes felinos porque eles reproduzem fácil e não há quem cuide.”
Fonte: G 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário