quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Protetores pregam castração de cães e gatos contra abandono
Protetores pregam castração de cães e gatos contra abandono
O cruzamento de Spike, 2, e de Kiara, 1, -um simpático casal de lhasa apso- resultou em quatro filhotinhos, uma fêmea e três machos. O nascimento, há uma semana, foi festejado na casa da fonoaudióloga Cláudia Saltini, 46, e do publicitário Alberto Penteado, 56. Os filhotes foram divididos : dois vão ficar com os proprietários do "pai" e a outra metade vai morar com os criadores da "mãe".
É um final feliz que contempla o desejo de uma família que leva a sério o conceito de posse responsável.
Marco Ciampi, presidente da ONG Arca Brasil afirma: "Devemos lembrar que o impulso e o instinto do animal é pela reprodução."
A entidade defensora do bem-estar dos animais, no entanto, recomenda a todos os donos que castrem seus pets e que a reprodução da raça fique restrita a criadores profissionais. "As fábricas de filhotes devem ser combatidas a todo o custo".
"Quase sempre o proprietário tem interesse em manter um filhote, mas não se preocupa com o que fará com todos os outros que surgirão dessa cruza", afirma Vanice Orlandi, presidente da União Internacional Protetora dos Animais.
Para os criadores profissionais, acabar com a reprodução de animais não é a solução. "Quem compra um filhote de um bom criador geralmente cuida muito bem dos seus animais", rebate as críticas o veterinário Ailton Blois, supervisor do Kenel Clube São Paulo. "É mais comum ser displicente com aquilo que não se paga."
Fonte: Folha online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário