![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6lsyRhgLkb5JmDu2c34yuSWX00dMM-PQKme1y8KNx_8Zs71oNgskj0OYcLoZGKMhywrKYjNWdiI40RkQfZDuPkJCflJ3QiVM5xzbLMa5aA339p5ONj4dU-pHuvloXbRkExwnr3CXw4IR5/s400/220px-Domestic_cat_cropped.jpg)
O gato doméstico tem 9500 anos ?
O gato doméstico, também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou simplesmente gato é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação, sendo um predador natural de animais como roedores, pássaros e lagartixas. A primeira associação com os humanos de que se tem notícia foi há cerca de 9500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga.
Qual o seu mais antigo ancestral ?
O seu mais antigo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução desse animal deu origem ao Dinictis, espécie que já possuía a maior parte das características presentes nos felinos atuais.
E os atuais ?
Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos. Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil. Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre
Nenhum comentário:
Postar um comentário