A Nova Zelândia pretende erradicar os gatos selvagens até 2050, anunciou o ministro da Conservação do país, retomando planos de uma década atrás que haviam provocado forte reação negativa de ativistas dos direitos dos animais.
A ministra da Conservação, Tama Potaka, anunciou na sexta feira a inclusão dos gatos selvagens na estratégia mundial Predator Free 2050, sendo esta a primeira vez que um novo predador é adicionado à lista desde sua criação, em 2016.
Gatos selvagens já são capturados e mortos em algumas regiões, mas os predadores incluídos na lista passam a ser alvo de ações coordenadas, com programas de erradicação em larga escala e iniciativas de pesquisa. Planos mais detalhados serão divulgados em março de 2026.
Mais de 2,5 milhões de gatos selvagens circulam pela região de mata da Nova Zelândia e pelas ilhas costeiras, podendo atingir até um metro de comprimento, incluindo a cauda, e pesar até 7 kg. Eles têm devastado a fauna nativa, caçando, por exemplo, o pukunui — ou maçarico de bico vermelho — na Ilha Rakiura Stewart, levando a espécie à beira da extinção, além de matar morcegos nas proximidades do Monte Ruapehu.
Potaka disse à Rádio Nova Zelândia que os “assassinos de sangue frio” se juntariam a mamíferos como furões, arminhos, doninhas, ratos e gambás.
“Para impulsionar a biodiversidade, valorizar nosso patrimônio natural e criar o tipo de lugar que desejamos, precisamos nos livrar de algumas dessas espécies predadoras.”
A inclusão dos gatos selvagens na lista ocorre após anos de campanha e enfrentou forte oposição pública no passado. Quando o ambientalista Gareth Morgan lançou sua campanha Cats to Go em 2013, a reação foi de horror. Uma competição que incentivava crianças a atirar em gatos selvagens gerou críticas de grupos de direitos dos animais. O Departamento de Conservação informou ao The Guardian que o retorno recebido sobre sua estratégia preliminar foi esmagadoramente favorável ao controle de gatos, com 90% apoiando a inclusão dos gatos selvagens na lista ou uma gestão mais rigorosa desses animais.
Os gatos domésticos, que não estão incluídos na estratégia, também são considerados uma séria ameaça à biodiversidade. Seu impacto tem provocado intensos debates no país, conhecido por sua paixão por gatos, que possui uma das maiores taxas de felinos domésticos do mundo e regulamentações inconsistentes sobre sua guarda.
O National Cat Management Group (Grupo Nacional de Gestão de Gatos), que inclui o Predator Free Trust e organizações de bem estar animal como a SPCA, defende que os gatos sejam mantidos dentro de casa, usando o slogan “Cada gato no colo”.
A responsável científica da SPCA, Christine Sumner, afirmou que a organização compreende as preocupações sobre os danos causados pelos gatos selvagens à vida selvagem e espera ver mais financiamento e pesquisa voltados a métodos humanitários de controle.
“Estamos falando de removê-los do ambiente, e isso atualmente é feito por meios letais, o que não nos agrada. Esse é o maior desafio.”
Ambas as organizações apelam ao governo para que adote uma legislação nacional de gestão de gatos que inclua microchipagem e esterilização obrigatórias de gatos domésticos — considerada a próxima fronteira na proteção das aves.
“Foi uma omissão gritante não incluir os gatos selvagens desde o início”, disse Morgan. Agora precisamos de mudanças nas políticas se quisermos que isso funcione na prática.”
Por Michelle Duff / Tradução de Shirlei Cioruci (com IA)
Fonte e foto: The Guardian
PARCEIROS(AS) DO BLOG:
VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL ( FELIZ NATAL PRA VC )
CONSULTÓRIO VETERINÁRIO E PET SHOP DR MACELO LINS EM MACEIÓ ( 82 99981 5415 ) FELIZ NATAL
Mundo Animal ano XXV na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br ( FELIZ NATAL )
www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS ) FELIZ NATAL
Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de felinos de 01 a 30 de novembro & internamento 24 horas ) FELIZ NATAL
TUBARÃO BEBIDAS E GALETERIA NA RUA VICENTE CELESTINO 628 NA SANTA LUCIA EM MACEIO ALAGOAS ( FELIZ NATAL )


.jpg)




Nenhum comentário:
Postar um comentário