Pages - Menu

terça-feira, 18 de novembro de 2025

“Um ato cruel e desumano”, diz tutora que teve cachorro carbonizado

 


Foto enviada ao Diário Corumbaense.

“Um ato cruel e desumano. Ele era o xodó da família, meu companheiro e dos meus filhos”. Assim, Waleska da Silva Surubi, 35 anos, descreve Billy, cachorro da raça pinscher, encontrado carbonizado no último domingo (16), em Corumbá, MS.

Moradora da rua Gonçalves Dias, entre as ruas Quinze de Novembro e Sete de Setembro, Waleska contou ao Diário Corumbaense que Billy era conhecido pelos vizinhos e costumava circular pelo bairro. O animal foi encontrado morto na rua Joaquim Venceslau de Barros, também entre a Quinze de Novembro e a Sete de Setembro.

Segundo a tutora, o cachorro saiu de casa na manhã de sábado (15), como fazia diariamente, para “dar uma volta” pelo bairro. Ao não retornar, a família iniciou buscas nas proximidades, inclusive nas casas onde o animal costumava ir. No domingo de manhã, após levar o filho para a prova do Enem, Waleska encontrou o corpo de Billy na calçada.


Foto enviada ao Diário Corumbaense

“Ele estava com o rostinho preto e o corpo inteiro carbonizado. Fiquei paralisada, sem acreditar no que via. Foi totalmente revoltante e triste. Penso no sofrimento que ele teve. Quem fez isso tem que pagar”, desabafou.

Waleska esteve na Delegacia de Polícia para denunciar o caso e procura por imagens de câmeras de segurança que possam levar à autoria desse crime cruel.

Estava com a família desde 2018

Billy chegou à família em 2018 e, de acordo com a tutora, marcou a rotina da casa com sua energia e carinho. Waleska relata que o cachorro teve papel fundamental em sua recuperação durante um quadro de depressão na gestação do segundo filho.


Foto enviada ao Diário Corumbaense.

“Ele me fazia companhia, cuidava da casa, nos recebia sempre com alegria. Era nosso xodó. Este ano completaria 7 anos”, contou.

Ela destaca que o animal dormia com a família, tinha medo de fogos e era brincalhão. “Era pequeno no tamanho, mas gigante na arte de nos alegrar. Perdemos ele de forma brutal, por alguém sem empatia ou amor”, lamentou.

Maus-tratos são crimes

Maus-tratos a animais são crimes previstos na legislação brasileira. A Lei nº 14.064/2020 alterou a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e aumentou a pena quando a vítima é cão ou gato: reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

Casos podem ser denunciados em delegacias, pelo Disque Denúncia (181) ou em canais específicos de proteção animal. A orientação é reunir provas como fotos, vídeos e testemunhos.

Por Leonardo Cabral

Fonte: Diário Corumbaense

    PARCEIROS (AS) QUE NOS AJUDAM A MANTER ESSAS NOTICIAS TODOS OS DIAS:  

    VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL

    Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br  

    www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )

    Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de  felinos de 01 a 30 de novembro  & internamento 24 horas )

    TUBARÃO BEBIDAS E GALETERIA NA RUA VICENTE CELESTINO 628 NA SANTA LÚCIA EM MACEIÓ ALAGOAS ( 82 ) 98192 1379

Nenhum comentário:

Postar um comentário