Pages - Menu

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Padre é preso após atirar em tucanos e confessa crime ambiental


 FOTO: PM.

Um caso inusitado e polêmico chamou a atenção da comunidade de Faxinal dos Guedes, no oeste de Santa Catarina. O padre Genildo Provin, de 66 anos, foi preso na tarde de segunda-feira (1) após atirar contra tucanos próximos à praça central da cidade. O religioso, que atua na Paróquia São João Batista, confessou o crime durante abordagem policial.

Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o padre foi denunciado por moradores que o flagraram atirando contra as aves. Ao perceber que havia sido visto, Genildo fugiu de carro em direção a Xanxerê. Durante rondas, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem.

No interior do automóvel, foram encontradas uma carabina de pressão calibre 5,5 mm e uma caixa de munições do tipo “chumbinho”. Questionado, o padre admitiu que havia disparado contra os tucanos.


Saiba quem é o padre de SC preso após atirar em tucanos | Foto: Redes sociais/Reprodução

Tucano ferido foi resgatado

No local indicado pela denúncia, a guarnição encontrou um tucano ferido, que foi resgatado e encaminhado a uma clínica veterinária para receber atendimento. Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da ave.

O padre foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Faxinal dos Guedes junto com a arma e as munições apreendidas.

Posicionamento da Paróquia

A Paróquia São João Batista, onde o padre atua, informou por meio de mensagem que não pode se manifestar sobre o caso. Segundo a instituição, o setor jurídico da casa religiosa acompanha a situação e está tomando as medidas cabíveis.

Crime ambiental e investigação

De acordo com a legislação ambiental brasileira, caçar, perseguir, capturar ou abater animais da fauna silvestre sem autorização é considerado crime ambiental, sujeito a multa e detenção.
O caso segue sob investigação pela Polícia Civil, que deve apurar as circunstâncias do ocorrido e encaminhar o inquérito ao Ministério Público.

A prisão do padre repercutiu fortemente na região, dividindo opiniões entre fiéis e moradores.

Por Rafael Martini

Fonte: Portal SCC10 via 96 FM

    COLABORADORES (AS) DO BLOG :


     VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL


    Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br  


    CONSULTÓRIO VETERINÁRIO & PET SHOP DR MARCELO LINS EM MACEIÓ: (82) 99981 5415 ... 


    www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )


    Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de  felinos de 01 a 30 de setembro & internamento 24 horas )

Nenhum comentário:

Postar um comentário