Foto: TNH1
Símbolo brasileiro, o cãozinho vira-lata ou SRD - sem raça definida - conquistou o coração de todo mundo por seu temperamento, energia, alegria e simpatia.
E tem muita gente que fala: ahhh, mas o vira-lata é mais forte, vive mais que as outras raças, não precisa tomar todas as vacinas, nunca adoece! Será? Aí é que tá, nem tudo que dizem é verdade.
Agora vamos conhecer um pouco do que é mito e verdade em relação aos vira-latas.
Seis mitos e verdades sobre o cão vira-lata:
1) O doguinho SRD nunca adoece? MITO
Eles são tidos como aqueles animais que têm uma saúde de ferro, mas isso se dá porque eles acabam tendo que se virar na rua para comer, socializar e se proteger dos maus-tratos. Entretanto, não se existe uma estatística que comprove isso. Muitos morrem de fome, doença, são atropelados, envenenados e quando alcançam a velhice tendem a sofrer bastante.
2) Vira-lata vive mais? MITO
Sem comprovação científica, não há o que indique que os cães sem raça definida vivem mais que os de raça. Talvez parte da sociedade tenha essa percepção por ver muitos animais nas ruas, mas para chegar a vida adulta eles sofrem, em sua maioria, bastante. Ao nascerem, por exemplo, poucos sobreviventes devido ao local insalubre onde nascem.
3) A pelagem do SRD não precisa de tosa específica? VERDADE
Os cães sem raça definida não possuem um padrão estético que demanda um tipo específico de tosa, portanto, a pelagem pode ser curta ou longa. Os cuidados devem ser mais com a limpeza, frequência do banho e o tipo de shampoo adequado para não causar alergias ou problemas nos olhos.
4) O vira-lata pode comer qualquer coisa? O MITO
De forma alguma! Da mesma maneira que os cães de raça devem comer ração com os nutrientes adequados, o vira-lata também precisa para ter uma boa saúde. Restos de alimentos no lixo, por exemplo, são consumidos por eles, pois os mesmos sentem fome e não há outra opção, daí comem, mas não é o correto/ideal.
5) Os virinhas precisam tomar todas as vacinas? VERDADE
Claro que sim! Todos os animais necessitam das vacinas. A vacina múltipla (V8 ou V10) e a antirrábica são obrigatórias. Além disso, existem vacinas opcionais que ajudam a deixar o seu cachorro mais protegido, como vacina para giardíase, leishmaniose e gripe canina.
6) “Os gastos com o cachorro vira-lata filhote são menores” MITO
O cachorro na fase de filhote, necessita dos mesmos gastos com a saúde durante a vida. O check up com o médico veterinário é importante para que ele se desenvolva de forma saudável.
Fonte: Deisy Nascimento - blog meu bichinho do TNH1
COLABORADORES (AS) DO BLOG :
VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL
Mundo Animal ano XXV na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br
CONSULTÓRIO VETERINÁRIO & PET SHOP DR MARCELO LINS EM MACEIÓ: (82) 99981 5415 ...
www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )
Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de felinos de 01 a 30 de setembro & internamento 24 horas )
Nenhum comentário:
Postar um comentário