Pages - Menu

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Momento horrível em que o toureiro é chifrado até a morte durante sua primeira apresentação

 


Um vídeo perturbador mostra o momento em que um jovem toureiro é chifrado até a morte durante sua primeira apresentação — e um espectador, em choque, também faleceu posteriormente.

Manuel Maria Trindade, de 22 anos, fazia sua estreia na sexta-feira diante de quase 7 mil pessoas na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa, capital de Portugal, enfrentando cerimonialmente um touro de cerca de 680 quilos.

Trindade correu em direção ao animal, mas hesitou quando o touro avançou contra ele.

Ao tentar agarrar os chifres do touro para desacelerá-lo, o animal o ergueu e o carregou até o outro lado da arena.

Outros toureiros correram para ajudar, mas não conseguiram conter o ataque. O touro continuou investindo contra Trindade, que jazia indefeso no chão. Eles só conseguiram afastar o animal puxando sua cauda e lançando luzes em seus olhos.

Paramédicos atenderam Trindade, que sofreu traumatismo craniano e foi declarado morto ao chegar ao hospital. Segundo o jornal Correio da Manhã, ele também teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu no sábado.

Um cirurgião ortopédico de 73 anos, presente na plateia, passou mal após o episódio e morreu no hospital. De acordo com o portal Touro e Ouro, Vasco Morais Batista teria sofrido um aneurisma da aorta. Não foi informado se o choque ao presenciar o ataque teve influência direta em sua morte.

Mais tarde, a mãe de Trindade, Alzira, publicou uma carta aberta criticando os trolls que celebraram a morte de seu filho, atribuindo-a à prática de um esporte considerado cruel e medieval.

Ela direcionou a carta ao partido português de direitos dos animais Pessoas–Animais–Natureza (PAN) e seus apoiadores.

“Quero agradecer a todos vocês pelos aplausos, risadas e alegria com a morte do meu filho. Vocês o conheciam o suficiente para se alegrar com isso? Sabem se ele gostava de animais?”, escreveu Alzira, em carta divulgada pelo portal O Digital.

“Meu filho fazia parte de um grupo de irmãos que vestem uma jaqueta com honra e bravura. Esses grupos nunca ferem o touro; eles o enfrentam com habilidade!”

A tourada portuguesa, diferente da versão espanhola, deve ocorrer sem derramamento de sangue e o objetivo não é matar o animal.

O papel de um forcado, como Trindade, é agarrar o touro pelos chifres e imobilizá-lo ou cansá-lo.




Normalmente, os chifres dos touros são revestidos com couro para evitar ferimentos graves nos competidores, embora não esteja claro se isso foi feito na apresentação de sexta-feira.

Apesar de ser considerada menos cruel que a tourada espanhola, a tourada ainda enfrenta pressão de grupos de direitos dos animais e partidos de esquerda em Portugal que pedem sua proibição.

Por Anthony Blair / Tradução de Shirlei Cioruci (com IA)

Fonte e fotos: New York Post  


Nota do Olhar Animal: Tourada alguma é experiência positiva para um touro, pois mesmo que o animal não seja feridos ou morto, o sofrimento psicológico é imenso, fato atestado por vários indicadores fisiológicos.

    COLABORADORES (AS) DO BLOG :

     VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ....VEGETARIANA & DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL

    Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gentedagente.maceio.br  

    CONSULTÓRIO VETERINÁRIO & PET SHOP DR MARCELO LINS EM MACEIÓ: (82) 99981 5415 ... 

    www.estudarparaoab.com.br ( VILAÇA CURSOS )

    Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( castração de caninos e felinos de 01 a 31 de agosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário