Pages - Menu

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Morre Sheila Moura, uma das principais vozes em defesa dos direitos animais do Brasil

 


Foto: Arquivo pessoal

Sheila Moura, uma das mais importantes vozes na defesa dos direitos animais no Brasil, faleceu hoje (11) após uma longa batalha contra o câncer.

Fundadora da Fala Bicho, uma das primeiras organizações não governamentais dedicadas à proteção animal no país, Sheila dedicou sua vida a combater maus-tratos, promover a conscientização e lutar por políticas públicas em favor dos animais.

Nascida no Rio de Janeiro, Sheila Moura começou sua trajetória como ativista na década de 1980, em um momento em que a causa animal ainda era pouco discutida no Brasil.

Movida por uma paixão genuína pelos animais e uma indignação profunda contra a crueldade, ela criou o Fala Bicho em 1993. A organização rapidamente se tornou referência no país, atuando em resgates, campanhas educativas e pressionando autoridades por mudanças legislativas.

Sob sua liderança, a Fala Bicho foi pioneira em diversas iniciativas, como a promoção de adoções responsáveis, a luta contra o abandono de animais e a conscientização sobre a importância da castração.

Sheila também foi uma das primeiras a denunciar práticas cruéis em circos, zoológicos e rodeios, abrindo caminho para debates que hoje são centrais no movimento de proteção animal.

Além de seu trabalho prático, Sheila Moura era uma incansável educadora. Ela acreditava que a mudança real só viria por meio da conscientização das novas gerações. Por isso, dedicou parte de sua vida a palestras em escolas, universidades e eventos públicos, sempre com a missão de mostrar que os animais são seres sencientes, capazes de sentir dor, medo e amor, e que merecem respeito e cuidado.

A notícia de sua morte foi recebida com profunda tristeza por ativistas, protetores e simpatizantes da causa animal em todo o país. Ela deixa um vazio imenso, mas também um legado que jamais será esquecido.


Foto: Divulgação

Sheila Moura enfrentou o câncer com a mesma determinação que marcou sua trajetória como ativista. Mesmo durante o tratamento, continuou envolvida nas atividades da Fala Bicho, demonstrando uma força e um comprometimento que inspiraram todos ao seu redor. Sua morte é uma perda irreparável para o movimento de proteção animal, mas sua história e suas conquistas seguirão vivas, inspirando novas gerações a continuarem sua missão.

O legado de Sheila Moura é um chamado à ação. Ela mostrou que a luta pelos animais não é apenas necessária, mas possível, e que cada gesto, por menor que pareça, pode fazer a diferença. Que sua vida sirva de inspiração para que mais pessoas se unam em defesa daqueles que não têm voz. Sheila partiu, mas sua luz continuará a guiar todos aqueles que acreditam em um mundo mais justo e compassivo para os animais.

Fonte: anda.jor.br

COLABORADORES(AS):


www.estudarparaoab.com.br


Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias às 10:00h. e às 16:00h., um boletim do Mundo Pet no www.gente da gente.com.br  


CONSULTÓRIO VETERINÁRIO & PET SHOP DR MARCELO LINS EM MACEIÓ: (82) 99981 5415 ... 


VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ..... DEFENSORA DA CAUSA ANIMAL...


Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 ( CASTRAÇÃO DE FELINOS DURANTE O MES DE FEVEREIRO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário