Pages - Menu

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

A advogada que deixou os tribunais para passar 203 dias a dedicar-se aos tigres

 


Tem 30 anos.

Aos dez anos, Aarzoo Khurana pediu uma câmara ao pai. Já nessa altura, tinha uma especial paixão pelos animais, mas só conseguia fotografar cães e gatos domésticos. Quando cresceu, deixou a fotografia de lado para se dedicar à vida de advogada em Nova Déli, na Índia. Mas o bichinho continuou e não foi possível ignorá-lo. Agora, aos 30 anos, tem uma profissão completamente diferente daquela que estudou.

Em outubro de 2023, Aarzoo deixou os tribunais para trás para partir numa aventura que rapidamente consumiria a sua vida. Depois de 203 dias e mais de 37 mil quilómetros percorridos, conseguiu completar um desafio pessoal: conhecer todas as 55 reservas de tigres na Índia. Atualmente, dedica-se por completo à sua conservação.

“O objetivo desta viagem monumental foi sensibilizar o público para as reservas de tigres e destacar os esforços de conservação do Projeto Tigre para proteger e sustentar a vida selvagem da Índia”, lê-se no seu site. Os grandes felinos estão entre as espécies mais ameaçadas em todo o mundo, estando atualmente classificados como “Em Perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A ideia de percorrer todas as reservas surgiu de um dúvida pertinente que tinha. A fotógrafa acreditava que mesmo os investigadores dedicados à conservação dos tigres desconheciam os santuários menos populares do país. Foi este pensamento que a fez querer mostrar ao mundo a realidade dos animais.

Aarzoo contou com a ajuda de um profissional em rastrear tigres e um videógrafo que documentou toda a viagem. Os vídeos e as experiências que vivia eram partilhados nas redes sociais e tornaram-se rapidamente virais. Graças ao apoio que recebeu no Instagram, conseguiu financiar toda a aventura.



“Como alguém profundamente apaixonada pelas florestas da Índia, sempre sonhei explorar todas as reservas de tigres do país”, confessou. “Este projeto teve como objetivo não só realizar este sonho, mas também destacar selvas menos conhecidas, que muitas vezes permanecem ofuscadas pelas suas congéneres mais famosas.”


Há cerca de um mês, a Índia inaugurou um novo santuário para os animais, o Ratapani Wildlife Sanctuary, e Aarzoo, como é de se esperar, já tem planos para visitá-lo.

A fotografia começou como um hobby

Foi só aos 15 anos que Aarzoo viu o seu desejo de ter uma câmara concretizado. Nesta altura, já adorava fotografar animais, especialmente os gatos domésticos.

“Costumava fotografar muitos gatos porque, apesar da domesticação, ainda têm a natureza selvagem presente, ao contrário da maioria dos outros animais domesticados, incluindo os cães”, contou ao site Iceland Photo Tours. “Além de gatos, também tirava fotos de águias em voo e de macaquinhos. Eram os animais que tinha nos arredores da minha casa.”

Quando cresceu, porém, a fotografia continuou a ser apenas um hobby. Em Nova Deli, formou-se como advogada e chegou a exercer a profissão durante algum tempo, antes de deixá-la para seguir a vida selvagem.

“Comecei pela fotografia de rua porque era o local mais natural para focar a objetiva. Além disso, as ruas são sempre interessantes e dinâmicas. Mas quando cheguei ao meio da natureza, a minha câmara encontrou o lar”, recordou. “Foi durante uma viagem de lazer para observar a vida selvagem que a vi através da lente de uma câmara e foi uma visão de cortar a respiração, incomparável a qualquer coisa que já tivesse fotografado antes.”

Além dos tigres, a fotógrafa está habituada a deparar-se com vários outros animais como macacos, elefantes, jaguares, cobras, pássaros, entre vários outros. É através da fotografia que quer sensibilizar as pessoas para a sua conservação.

“Tento trazer à tona os momentos mais belos que se podem testemunhar dentro da selva para fazer com que os meus espectadores apreciem a beleza da natureza, o que também pode torná-los mais conscientes da proteção do ambiente – uma causa que não podemos ignorar; não mais, se é que algum dia o poderíamos fazer.”

De seguida, carregue na galeria para ver algumas das fotografias Aarzoo Khurana, antiga advogada que se apaixonou pela fotografia de vida selvagem.

Por Izabelli Pincelli

Fonte e fotos: Pets in Town / Mantida a grafia lusitana original

COLABORADORES (AS)


www.estudarparaoab.com.br


Mundo Animal ano XXV na  Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h.  Todos os dias um boletim do Mundo Pet no www.gente da gente.com.br  


CONSULTÓRIO VETERINÁRIO & PET SHOP DR MARCELO LINS: (82) 99981 5415 ... 


VEREADORA TECA NELMA PRA MELHORAR MACEIÓ..... 


Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715




Nenhum comentário:

Postar um comentário