Foto: AFP PHOTO / Norwegian Directorate of Fisheries / JORGEN REE WIIG
ONGs afirmaram que a beluga macho suspeita de ser uma espiã russa foi morta a tiros. As organizações Noah e One Whale disseram que apresentaram uma queixa à polícia norueguesa pedindo que abrissem uma investigação criminal.
Apelidado de Hvaldimir, em um trocadilho com a palavra norueguesa para baleia, “hval”, e o primeiro nome do presidente russo, Vladimir Putin, a beluga branca apareceu pela primeira vez na costa da região de Finnmark, no extremo norte da Noruega, em 2019.
Ele foi encontrado morto no sábado (31/08), na Baía de Risavika, no sul da Noruega.
Seu corpo foi transportado na segunda-feira (02/09) para uma filial local do Instituto Veterinário Norueguês para autópsia. O relatório é esperado “dentro de três semanas”, disse um porta-voz do instituto.
Regina Crosby Haug, chefe da One Whale, que disse ter visto o corpo de Hvaldimir na segunda-feira. “Ele tinha vários ferimentos de bala ao redor de seu corpo”, explicou à AFP. A ONG foi fundada para rastrear a beluga, que se tornou uma celebridade na Noruega.
“As lesões na baleia são alarmantes e de uma natureza que não pode descartar um ato criminoso – é chocante”, disse a diretora da Noah, Siri Martinsen. “Dada a suspeita de um ato criminoso, é crucial que a polícia seja envolvida rapidamente”, acrescentou.
Uma terceira organização que também rastreava os movimentos da baleia, Marine Mind, disse que encontrou o corpo de Hvaldimir flutuando na água no sábado. “Não havia nada que revelasse imediatamente a causa da morte”, disse o diretor da ONG, Sebastian Strand, à AFP. “Vimos marcas, mas é muito cedo para dizer o que elas eram.”
Ele disse que algumas das marcas provavelmente foram causadas por aves marinhas, mas não havia explicação para outras até o momento.
Com uma idade estimada de 15 a 20 anos, Hvaldimir era relativamente jovem para uma baleia-beluga, que pode viver entre 40 e 60 anos.
Quando ele foi encontrado em 2019, biólogos marinhos noruegueses removeram um arnês feito por seres humanos com um suporte adequado para uma câmera de ação e as palavras “Equipamento St. Petersburg” impressas em inglês nos fechos de plástico. Autoridades norueguesas disseram que Hvaldimir pode ter escapado de um cativeiro e pode ter sido treinado pela marinha russa, pois estava acostumado com humanos.
A Rússia nunca emitiu nenhuma reação oficial às especulações de que ele poderia ser um “espião russo”.
Júlia Zanluchi
Fonte: anda.jor.br
COLABORADORES (AS) DO BLOG:
Venha adotar um gatinho com a gente - SCALARE no Maceió shopping
www.estudarparaoab.com.br
André Bocão - Marechal Deodoro
Mundo Animal na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Às 9h na Correio Murici FM 88,5 de Murici Alagoas.
09 de setembro
Vendas de mudas de: acerola, pitanga, mine tomate cereja, couve e mastruz....rações, medicamentos e produtos de higiene...areia para gatos...
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário