Foto: Gregory “Slobirdr” Smith | Wikimedia Commons
Mais de 150 ursos-pardos foram mortos nos primeiros dias da caça anual de ursos na Suécia, após o governo emitir licenças para que os caçadores matem 486 animais, o que representa 20% da população total da espécie no país.
Na tarde de quinta-feira (23/08), o segundo dia da caça, 152 ursos já haviam sido mortos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia.
Além disso, policiais têm patrulhado as florestas a pé e com drones para garantir que os caçadores possam matar os ursos sem que os ativistas os impeçam de realizar esse extermínio.
Os ursos foram caçados quase até a extinção na Suécia há um século, mas os números se recuperaram para um pico de 3.300 em 2008. Nos anos seguintes, os assassinatos reduziram o número de ursos em 40%, para cerca de 2.400. Se continuarem nesse ritmo, a matança do próximo ano trará os números para perto do mínimo de 1.400 ursos.
Nos últimos dois anos, a Suécia matou centenas de lobos, linces e ursos, com as caças do ano passado quebrando recordes modernos em número de animais mortos. Em 2023, o país realizou a maior caça ao lobo dos tempos modernos, visando matar 75 de uma população em extinção de apenas 460 lobos.
Os ativistas e biólogos estão preocupados que, se continuarem, as caças possam ter repercussões em toda a região. No início deste mês, grupos ambientais noruegueses apelaram às autoridades suecas em algumas regiões fronteiriças para recusar as licenças para matar os ursos, argumentando que ameaçavam a população de ursos-pardos em ambos os países. Seu apelo foi negado.
Truls Gulowsen, chefe da Organização Norueguesa para a Conservação da Natureza, disse que estavam muito preocupados com essa matança. “É uma redução significativa e bastante dramática da população de ursos-pardos escandinavos. Agora que a Suécia está diminuindo seriamente sua população, isso impactará a sobrevivência de todos os lobos escandinavos”, explicou ele.
Os ursos-pardos são uma “espécie estritamente protegida” na Europa, e os protetores argumentam que as altas cotas de caça podem violar a diretiva de habitats da União Europeia, que proíbe a “caça ou matança deliberada de espécies estritamente protegidas”.
Magnus Rydholm, diretor de comunicações da Associação Sueca de Caça e Gestão da Vida Selvagem, disse que o urso-pardo não é perigoso para as pessoas. “Não, não é”, disse ele. “Está principalmente interessado em mirtilos. Claro, se for provocado, pode se tornar perigoso.”
Além do grande número de licenças, a Suécia relaxou suas regulamentações de caça para permitir o uso de iscas, câmeras e cães para matar os ursos – práticas que antes eram ilegais.
Este ano, as administrações locais na Suécia receberam 1.455 pedidos para usar isca na caça – um aumento de 50%. Barris de comida atraem os ursos, e câmeras enviam alertas quando um urso aparece. Os caçadores podem então soltar seus cães neles, que são então mortos.
Lobos e ursos têm sido uma história de sucesso de proteção e recuperação da espécie em toda a União Europeia, com números ressurgindo da beira da extinção graças a proteções rigorosas e proibições de caça. Mas agora a Suécia está entre vários países europeus que aumentaram a caça de grandes carnívoros.
Este ano, a Romênia anunciou o abate de quase 500 ursos-pardos, apesar de seu status de proteção. A Alemanha está em processo de flexibilizar suas regras sobre a caça ao lobo, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, faz parte de um esforço mais amplo para afrouxar as proteções para os lobos em toda a União Europeia.
Fonte: anda.jor.br
COLABORADORES (AS) DO BLOG:
Venha adotar um gatinho com a gente - SCALARE no Maceió shopping
www.estudarparaoab.com.br
Mundo Animal na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Às 9h na Correio Murici FM 88,5 de Murici Alagoas.
Vendas de mudas de: acerola, pitanga, mine tomate cereja, couve e mastruz....rações, medicamentos e produtos de higiene...areia para gatos...
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ...
TECA NELMA CORAGEM PRA MELHORAR MACEIÓ - AGORA É 13444
Clinica veterinária Clinshop Maceió (82) 99675 8715 & Petcuisine.MCZ (82) 99950 5857 (alimento natural para cães e gatos )
Nenhum comentário:
Postar um comentário