Foto: Divulgação/Onçafari
Os biomas do País estão em chamas, e prova disso são os 31 inquéritos abertos pela Polícia Federal, a pedido do Ibama, para investigar as queimadas na Amazônia e no Pantanal. Neste último bioma, em particular, o total de vegetação já perdida entre 1º de janeiro e 11 de agosto varia entre 1 milhão e 1,5 milhão de hectares. A área representa de 6,99% a 9,98% do bioma.
Além das perdas na flora, animais símbolos do Pantanal têm sucumbindo às queimadas. A onça-pintada Gaia é uma delas.
A felina, monitorada desde maio de 2013 pela Organização Não-Governamental Onçafari, morreu nas queimadas que consomem o Pantanal. O anúncio da morte de Gaia foi feito em 9 de agosto pela ONG.
“É com grande tristeza que nos despedimos de Gaia, uma das onças monitoradas pelo Onçafari, conhecida pela equipe desde o nascimento. Infelizmente, o fogo interrompeu essa linda jornada e é impossível não sentir profundamente a sua perda”, diz a publicação da organização em seu perfil no Instagram. “Gaia não teve tempo de se salvar do fogo. Infelizmente, veio com muita intensidade, absolutamente cruel”.
Qual a história da onça Gaia
Gaia tinha 60 kg, era monitorada desde maio de 2013 e gerou quatro filhotes. A felina foi uma das trigêmeas de Esperança, onça-pintada que também é especial para o Pantanal.
Veja algumas informações sobre Gaia:
Monitorada desde maio de 2013, com nascimento estimado par ao mesmo período;
Foi mãe e avó;
Gostava de ficar no topo das árvores;
Sempre se mostrou habituada aos veículos desde muito pequena; nem mesmo quando pariu sua primeira cria e começou a caminhar com ela, Gaia mostrou qualquer insegurança diante dos veículos da ONG que a monitorava.
Seus relacionamentos incluíam:
Esperança (mãe);
Savana (irmã);
Ypy (irmão);
Pandhora (irmã);
Suricata (irmã);
Natureza (irmã);
Leen (filha);
Filhote Angelim (2019);
Ipê (sobrinho);
Piúva (sobrinha);
Brutus;
Isa;
Fera;
Joker;
Tyto;
Monteiro;
Ardido.
Queimadas no Pantanal
As queimadas que atingem o Pantanal já degradaram quase 10% do bioma entre 1º de janeiro e 11 de agosto. Dentre as áreas atingidas estão unidades de conservação e territórios indígenas.
Ainda não há dados concretos de perdas de animais silvestres nesse período, mas, segundo a Onçafari, o número de animais resgatados é “infinitamente menor” do que o número daqueles que sucumbem às chamas.
Ainda segundo a ONG, que cita dados do Ministério do Meio Ambiente, em três meses de intensas queimadas no Pantanal, membros da força-tarefa criada pelo Governo Federal conseguiram resgatar 564 animais silvestres.
Fonte: Terra
COLABORADORES (AS) DO BLOG:
Venha adotar um gatinho com a gente - SCALARE no Maceió shopping
www.estudarparaoab.com.br
NESTE SÁBADO (31 ) ENTREVISTA COM A VETERINÁRIA BRUNA COSTA
Mundo Animal na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Às 9h na Correio Murici FM 88,5 de Murici Alagoas.
Vendas de mudas de: acerola, pitanga, mine tomate cereja, couve e mastruz....rações, medicamentos e produtos de higiene...areia para gatos...
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário