A jornada de vida de um cachorro não se resume a quantas velas você sopra em seu bolo de aniversário. Diferentes raças envelhecem em níveis diferentes, e o tamanho também importa. Assim como os humanos, os cães passam por três fases principais na vida: filhotes, adultos, maduros e sêniores (idosos).
Foto: internet
De acordo com o AAHA (American Animal Hospital Association), nas diretrizes sobre os estágios de vida canina, os cães podem ser considerados filhotes até a faixa etária de 7 à 9 meses de acordo com a raça e porte. “Nos primeiros meses, é fundamental que eles tenham um acompanhamento próximo ao médico-veterinário de confiança, que darão conselhos valiosos referentes às necessidades específicas de cada raça e indivíduo, garantindo que o tutor tenha o conhecimento para oferecer maior qualidade de vida ao animal”, afirma a dra. Karin Botteon, médica-veterinária e gerente técnica de pets da Boehringer Ingelheim.
Um dos tópicos a serem discutidos é a vacinação. Elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico de um filhote e protegê-lo de doenças infecciosas. O controle de parasitas é outra questão fundamental na prevenção de condições graves como a doença do verme do coração ou vermes intestinais, além de ajudar a manter pulgas, carrapatos e ácaros (sarnas) fora de casa.
Foto> internet
Os filhotes são naturalmente curiosos e ansiosos para explorar o mundo ao seu redor. Treiná-lo é, portanto, um fator importante para garantir que ele aprenda a socializar com as pessoas e animais que encontra no dia a dia. Exercícios e brincadeiras frequentes ajudam no desenvolvimento do cérebro e do corpo, além de ser uma maneira divertida de criar laços um com o outro.
A idade adulta é muito diferente de um cão para outro. Os cães são considerados adultos jovens até a idade média de 4 anos e maduros até os 25% restantes da sua expectativa de vida, estimada de acordo com a raça e porte. Nesta fase, a prevenção é fundamental. “Os check-ups veterinários regulares ajudam a monitorar o crescimento e o peso dos animais, mas também tornam mais fácil detectar os primeiros sinais de doenças crônicas, doenças articulares e artrite”, reforça a dra. Karin. “As vacinas mantêm o sistema imunológico do seu cão ativo e o protegem de várias doenças”.
Além dessas medidas, existem muitas outras maneiras de melhorar a saúde do seu melhor amigo: combinado com uma dieta balanceada, é fundamental treinar o corpo e a mente dele com exercícios e brincadeiras. Os adultos apreciam rotinas, por isso certifique-se de alimentá-los, treiná-los e brincar com eles aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Em relação aos cuidados médicos, a limpeza dos dentes e gengivas também é primordial. Mais de 80% dos cães com mais de três anos sofrem de doenças periodontais, como placa bacteriana, tártaro, inflamação gengival e dor de dente, o que pode causar dor física e até mesmo mudar seu comportamento. Com os cuidados certos, isso é evitável – assim como o hálito de cachorro que preocupa muitas pessoas.
Por fim, os cães entram na fase sênior da vida nos seus 25% restantes da sua expectativa de vida. Então, de maneira mais simplificada, para raças de pequeno porte, poderia ser considerado um idoso a partir dos onze anos, os de médio e grande porte após os oitos anos, enquanto cães gigantes já são considerados seniores a partir dos seis anos. Nesta fase da vida, os check-ups veterinários regulares, pelo menos a cada 6-12 meses, tornam-se ainda mais importantes para detectar doenças crônicas associadas à idade precocemente. Se não puderem ser evitados, muitos problemas de saúde podem ser bem administrados, ajudando você a aproveitar seus anos dourados juntos.
Cães mais velhos também devem ser vacinados. Nesta fase da vida, a vacinação continua a desempenhar um papel importante na prevenção de doenças nos últimos anos de vida de um cão.
Embora os cães idosos precisem de mais descanso e possam preferir um ritmo de vida mais lento, o movimento continua a desempenhar um papel importante, podendo ser recomendado o acompanhamento veterinário para as atividades a serem desempenhadas de acordo com estado de saúde do cão alinhado ainda, a uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades individuais.
Fonte: Boehringer Ingelheim, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
COLABORADORES (AS) DO BLOG:
Venha adotar um gatinho com a gente - SCALARE no Maceió shopping
www.estudarparaoab.com.br
André Bocão - Marechal Deodoro
Mundo Animal na Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas aos sábados às 8h. Às 9h na Correio Murici FM 88,5 de Murici Alagoas.
Vendas de mudas de: acerola, pitanga, mine tomate cereja, couve e mastruz....rações, medicamentos e produtos de higiene...areia para gatos...
Consultório veterinário e Pet Shop dr Marcelo Lins: (82) 99981 5415 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário