Pages - Menu

terça-feira, 20 de junho de 2023

Mais de 10 mil animais mortos: barbatanas de tubarão apreendidas em mega operação seriam usadas para sopas e são símbolo de 'status social' na Ásia

 


Foto: Ibama/Divulgação

A maior parte das 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em uma mega operação nacional, seriam usadas para produção de sopas na Ásia, informou o agente ambiental Leandro Aranha, que coordena a ação.

A iguaria, segundo ele, é característica das classes sociais mais favorecidas na região e revelam status social. Conforme Aranha, esse “é praticamente o único uso”, embora ela também apareça na medicina tradicional chinesa.

“As pessoas, quando ascendem status em Hong Kong, na China, oferecem no almoço, no jantar, para os convidados. Então, infelizmente, a demanda para a barbatana de tubarão é muito forte e causa um impacto enorme nessas espécies”, explicou.

O quantitativo apreendido representa a morte estimada de 10 mil animais da espécie, informou o instituto.

As barbatanas encontradas são dos tubarões azul e anequim, também conhecido como Mako, que entrou na lista de animais ameaçados em extinção em 22 de maio. A maior parte dos animais, segundo Aranha, eram pescados no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Do total de produtos que seriam exportados para a Ásia ilegalmente, 27,6 toneladas foram encontradas em uma única empresa em Santa Catarina que foi autuada nesta segunda. Em outra busca, 1,1 tonelada foi flagrada pelo Ibama no Aeroporto de Guarulhos em maio.

A pesca direcionada para tubarões, conforme o instituto, é proibida no Brasil. Por isso, a suspeita é de que as embarcações usadas para a captura dos animais “valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida”, disse o Ibama.

A NSC TV procurou a empresa responsável, que não se manifestou até a última atualização da reportagem.

Alto valor

O Brasil se tornou um dos maiores mercados de importação de carne de tubarão depois da proibição da prática do finning, que consiste em cortar as barbatanas dos tubarões e descartar a carcaça no mar.

As nadadeiras são muito valiosas no mercado do Leste Asiático. Segundo Leandro Aranha, o quilo custa pelo menos $ 100 e pode chegar a até $ 2 mil.

O Brasil, junto com o Canadá, foi um dos primeiros países a assinar um tratado ratificando a proibição do finning, em 1998.

Futilidade

Na Ásia, as barbatanas dos animais são consideradas iguarias de alto valor. Para combater o crime, o Ibama iniciou desde de janeiro a operação Makaira, que é uma ação institucional de combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada.

A ação é integrante do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e em cumprimento aos acordos internacionais de que o Brasil é signatário.

Fonte: G1 

COLABORADORES (AS) DO SITE &  DO BLOG : 


Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – agente  da gente –Acompanhe o vereador nas redes sociais


Mundo Animal Ano XXIII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados. E na Correio FM 88.5 de Murici. ( estão no aplicativo rádios net  e no 
www. Mundo animalmaceio.com.br   


VET HELP clinica veterinária: castração, consultas, exames, vacinas,  ultrasson,  raio-x,  cirurgias, medicamentos e  internamentos. Ligue: 99936 3259


Consultório veterinário dr Marcelo Lins; (82) 99981 5415

 


(MACEIÓ) VEREADORA TECA NELMA > VEGETARIANA (MADRINHA DO DEFESA ANIMAL EM AÇÃO )

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário