Pages - Menu

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Veterinária que fez eutanásia no cão Apollo é afastada das atividades na Unidade de Vigilância em Zoonoses

 


Reprodução/Instagram

Quatro dias após vir à tona o caso do cão Apollo, que fugiu de casa mas depois de ser encontrado foi morto, em um procedimento de eutanásia, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) comunicou na manhã desta quinta-feira (23), que afastou da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) a profissional responsável pelo procedimento.

De acordo com a SMS, o afastamento deve durar até que sejam apurados os fatos. Além disso, foi aberta uma sindicância para investigar as possíveis responsabilidades no episódio. 

Na última segunda-feira (20), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente, disse que iria instaurar um Inquérito Policial para investigar as circunstâncias da morte do animal. A delegada Geovânia Ribeiro Falcão vai conduzir as investigações.

O caso - Após fugir da casa de seu tutor, em Cruz das Almas, na manhã da última sexta-feira, 17, Apollo, um cão da raça Weimaraner, de 13 anos de idade, foi finalmente encontrado, na tarde do mesmo dia, na Praia de Jatiúca, por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros (CB). Depois de horas sem se alimentar e caminhando longa distância, o animal estava desidratado e exausto. Os militares o acolheram, deram água e o colocaram na sombra.

O que parecia ser o alívio para o tutor do Apollo e para a médica veterinária do cão, Leila Patrícia Correa, que procuravam aflitos o animal desde o dia anterior, se transformou em pesadelo. Após encontrarem o animal, os guarda-vidas acionaram a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), antigo CCZ, que recolheu Apollo e decidiu pela morte do animal, o procedimento de eutanásia.

“Quando soubemos que o CCZ havia recolhido o Apollo ficamos aliviados, pelo menos ele não havia dormido na rua. Mas, para nossa surpresa, quando ligamos, o responsável nos disse que o Apollo havia sido eutanasiado. Como assim? E por qual motivo? Doença que não lhe possibilitava qualquer inviabilidade de continuar vivendo?”. diz a médica veterinária Leila Patrícia Correa.

Fonte: tnh1.com.br

COLABORADORES(AS):


PROTEÇÃO VEICULAR... A PROTEÇÃO QUE VOCE PRECISA..ASSISTÊNCIA..RASTREAMENTO E GUINCHO (24h)...LIGUE JÁ 0800 333 4500


Vereador por Marechal Deodoro (AL) ANDRÉ BOCÃO – gente  da gente –Acompanhe o vereador nas redes socIais   #colacomagente #andrebocao #marechaldeodoro 


Mundo Animal
 Ano XXIII na rádio Mares do Sul FM 87,9 de Marechal Deodoro Alagoas  das oito as nove aos sábados.( está no aplicativo rádios net  e no www. Mundo animalmaceio.com.br)


 (MACEIÓ) VEREADORA TECA NELMA (MADRINHA DO DEFESA ANIMAL EM AÇÃO )

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário