Milena Barbosa | Redação ANDA
Foto: Reprodução | Google Imagens
O deputado federal
Fred Costa (Patriota-MG) protocolou na última quinta-feira (08), um projeto de
lei em que propõe a inclusão da conscientização sobre o bem-estar animal entre
os temas transversais obrigatórios da educação infantil, ensino fundamental e
médio. Segundo o portal Vegazeta, Costa afirma que isso ajudará no
desenvolvimento de uma melhor relação das crianças e adolescentes com os
animais.
“A inclusão da
conscientização do bem-estar animal como tema transversal na grade curricular
da educação básica se reverterá em inúmeros benefícios de ordem social e
econômica, promovendo, dentre outras coisas, a redução de custos operacionais
associados às políticas públicas de atendimento a animais vítimas de
maus-tratos”, afirma o autor do PL 3096/2021, através do portal Vegazeta.
Além disso, o
deputado destaca que o papel da escola ao trabalhar temas transversais é
facilitar e integrar ações de modo contextualizado “buscando não fragmentar em
blocos rígidos os conhecimentos, para que a educação realmente constitua o meio
de transformação social”, conclui Costa, através do portal Vegazeta.
Vale ressaltar que
também estão tramitando na Câmara o PL 4198/2020, de Roberto de Lucena
(Podemos-SP), sugerindo a implantação da “Educação Ambiental Humanitária em
Bem-Estar Animal” para que seja abordados na educação infantil, ensino
fundamental, médio, educação especial e de adultos temas como educação
humanitária, direitos animais, fim dos testes em animais e métodos
substitutivos. Assim, a Declaração de Cambridge sobre a consciência e
senciência animal, ou seja, noções de manejo e comportamento animal.
Do mesmo modo, a PL
4593/2020, de Ricardo Izar (PP-SP), defende a obrigatoriedade da “Educação
em Direitos dos Animais” em todas as séries do ensino fundamental por meio de
alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996).
Foto: Reprodução | Pixabay
Fonte: anda.jor.br



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