Pages - Menu

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pequeno, valente e determinado


Apesar do tamanho, o chihuahua é um cão de guarda

O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo. Seu nome vem da região de Chihuahua no México,é extremamente inteligente, afetuoso e possessivo, apesar de seu tamanho, também é um excelente cão de guarda

A estatura está compreendida entre 16-22cm(mini) e é proporcional ao peso, que vai de 1,0 a 3,0 kg. Os tamanhos menores são os mais apreciados. Tem um crânio em forma de maçã, com o focinho curto e pontudo, olhos redondos; orelhas grandes que se erguem quando alerta e bem separadas entre si ; corpo compacto, mais comprido do que alto; cauda mantida curvada sobre o dorso ou de lado.

Existem duas variedades, o pêlo longo e o pêlo curto. Os chihuahuas podem ter várias cores e são conhecidos pelas suas grandes orelhas em pé. Filhotes de chihuahuas às vezes são confundidos com hamsters por causa das suas caras apertadas, tamanho extremamente pequeno. Olhos grandes, redondos e brilhantes, não exageradamente salientes. Focinho, o ideal é o focinho curto, levemente apontado num ângulo de praticamente 90º. Orelhas Grandes, portadas eretas em estado de alerta. Ficam mais caídas com inserção lateral num ângulo de 45º de abertura quando estão em repouso (parece um morcego).


São conhecidos pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes, inclusive cidades e apartamentos. Negativamente, podem estar propensos a serem cortiçosos e muito nervosos. Muitos chihuahuas tendem a focalizar seu amor e devoção a uma pessoa apenas, tornando-se extremamente ciumentos aos relacionamentos daquela pessoa. Por fim, os Chihuahuas tem um temperamento dócil. Resumindo o chihuahua é um cão esperto, alerta, inquieto e muito valente.

São considerados serem descendentes de uma raça antiga, parecida, porém um pouco maior da raça associada com a realeza da civilização Asteca conhecida como os Techichi. É a raça mais antiga da América do Norte, com origens mexicanas, seu nome está relacionado a um estado de lá, o Chihuahua e parece que apesar dele estar ligado ao México, existem suposições de quem introduziu o cão lá foram os chineses.

Essa raça requer atenção de um bom veterinário em áreas como o nascimento e cuidado dental. Também são propensos à algumas anomalias genéticas, muitas vezes neurológicas, como convulsões e luxações na rótula. São sensíveis à infecções no olho. Também são conhecidos por terem buracos no crânio

Nenhum comentário:

Postar um comentário