Pages - Menu

domingo, 18 de julho de 2010

Cão selvagerm africano ameaçado de extinção



Cão selvagem africano ameaçado de extinção
O cão selvagem é carnívoro ?
O Cão selvagem africano é um dos carnívoros mais ameaçados de extinção no mundo, o segundo em África, com somente cerca de 5000 animais vivendo no estado selvagem, dos quais 3000 dentro de áreas protegidas com esperança razoável de sobreviver no longo prazo.
È vitima de perseguições ?
Esta espécie é principalmente vitima de perseguições diretas e indiretas (tiros, armadilhas, venenos, pisado por carros...), doenças infecciosas transmitidas por cães domésticos, fragmentação do seu habitat e diminuição das suas presas devido a contínua expansão demográfica e exploração dos recursos naturais.

Existe um estatuto de conservação da raça ?
Até há bem pouco tempo, quase nada se sabia sobre o seu estatuto de conservação (números, distribuição, ameaças específicas...) e a sua ecologia em Moçambique quando se trata de uma potencial população-chave que faz a ligação entre as populações mais conhecidas e descritas de Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e África do Sul.
Quando foi iniciado o projeto de pesquisa ?
No âmbito de recolher elementos de resposta a estas questões fundamentais, foi iniciado em 2003 um projeto de pesquisa científica em estreita colaboração com o Museu de História Natural (UEM) e, através deste apoio, em parceria com as autoridades do País competentes neste domínio (DNAC e DNFFB), dedicado ao estudo do cão selvagem africano no centro do País (Sofala). Em 2004, o Fórum Natureza em Perigo juntou-se aos parceiros neste projeto no âmbito de permitir uma nova estação de recolha de dados no campo nas Províncias de Niassa e Cabo Delgado (conduzida de Abril até Novembro do ano 2005).
No médio prazo, a totalidade do território nacional será assim coberta na perspectiva de elaborar e implementar com todos os parceiros implicados uma Estratégia Nacional pela Conservação do Cão selvagem africano em Moçambique, contribuindo assim para preservação da biodiversidade no país e perpetuação desta espécie emblemática e indicadora de meios ambientes conservados ao nível de todo o continente. Contactos: Jean-Marc ANDRÉ (WildCRU, Oxford University), Investigador Principal: Fórum Natureza em Perigo, Cel.: +258 (0)82 547064, E-mail: awdogmoz@yahoo.fr
AJUDE OS CÃES E GATOS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES EM ALAGOAS.
CONTA ESPECIAL DO NEAFANA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AG 0810
OPERAÇÃO 013
C/POUPANÇA : 10101 - 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário