quinta-feira, 3 de junho de 2010
Grupo João Lyra preocupado com o meio ambiente
Grupo João Lyra participa de debate sobre indústria e meio ambiente
Representantes da área sócio-ambiental do Grupo João Lyra participaram, de uma mesa redonda que discutiu a relação entre a indústria e o meio ambiente. O debate foi parte da programação do I Seminário Ambiental de Alagoas, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e aconteceu na Casa da Indústria, no bairro do Farol.
“Um debate como esses é muito interessante e tende, através das ideias que são discutidas, a desembocar numa flexibilidade maior do setor em relação às causas ambientais”, declarou Marta Tereza, consultora ambiental do Grupo João Lyra. Ainda segundo Marta, o debate trouxe à tona discussões novas como o possível lançamento de uma marca própria que represente o estado de Alagoas diante dos demais mercados: “Foi uma provocação feita pelo condutor da discussão e que pode parecer utópica, mas é absolutamente possível pelas ações que já são desenvolvidas para a otimização da produção no Estado. Porém, é necessário haver a união de todo o setor”, opinou.
Para o mediador do debate, Vinícius Freire, que também é analista ambiental do IBAMA, o objetivo da mesa redonda foi alcançado: “Mesmo trazendo aqui representantes de empresas privadas e de órgãos ambientais, nossa intenção foi não polarizar as discussões em torno de um setor específico, por isso decidimos que o mais importante seria focar no cliente e nas exigências por um mercado sustentável”. Freire observou ainda que o evento serviu para quebrar distâncias entre setores distintos: “Fizemos um nivelamento de forma que todos os participantes – fossem eles estudantes, professores, funcionários públicos ou representantes de empresas privadas – se sentissem integrados pelo pensamento comum que é preservar o ambiente, independente de suas posições dentro da sociedade e/ou do mercado”, completou.
A superintendente do IBAMA/AL, Sandra Menezes, definiu o evento como mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas em relação à preservação do ambiente em que vivem: “É nossa obrigação promover discussões que ajudem na formação do ser consciente”, afirmou. Para Sandra, a proposta de discutir indústria e meio ambiente chegou em um momento propício: “Hoje todas as atividades industrias seguem normas de conduta específicas e podem sofrer interferência dos órgãos públicos ambientais para uma melhor adequação, então, não podemos mais ver a indústria como um vilão e sim como um parceiro, por isso devemos trabalhar cada vez mais para o fortalecimento dessa parceria”.
Afinada com o pensamento da superintendente, a consultora ambiental Marta Tereza resumiu a contribuição que o Grupo João Lyra trouxe para o debate: “Nós viemos mostrar para a sociedade o papel do Grupo na área de meio ambiente e explicar como utilizamos as questões ambientais para promover uma melhor qualidade de vida entre todos os envolvidos no processo de produção do setor sucroenergético”, finalizou.
A programação da Semana do Meio Ambiente do IBAMA prossegue até o próximo sábado (5) com palestras e discussões, além de exposições na sede do órgão, localizada na Avenida Fernandes Lima.
Fonte: Ascom: Isolda Herculano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário