Pages - Menu

terça-feira, 4 de maio de 2010

Galgos, não merecem tanta crueldade


Galgos, marcados para morrer

O "esporte" Corrida de Greyhounds é uma prática profundamente enganosa, dando a quem lê a impressão de ágeis Greyhounds fazendo aquilo de que mais gostam - correr numa pista. Porém, as crueldades com os Galgos de corrida se espalham por todo o mundo: EUA, Austrália, Inglaterra entre muitos outros.
Os fatos por trás da imagem que a indústria dos greyhounds está tentando projetar indicam um lado sinistro e cruel. Salvo por breves períodos em que estão em atividade nas pistas, esses cães passam a maior parte de suas curtas vidas em gaiolas ou engradados que mal lhes dão espaço para ficar em pé. Eles correm uma vez a cada quatro dias, ficando sujeitos a uma gama enorme de ferimentos e além disso, passam a vida amordaçados.
O número de Greyhounds mortos anualmente nos Estados Unidos varia de 30 a 50 mil. Aproximadamente 50% dos animais nascidos são ASSASSINADOS antes mesmo de chegarem às pistas, por não mostrarem potencial para a corrida. Milhares de outros são descartados cruelmente quando param de ganhar e os cães aposentados são mortos, vendidos a laboratórios de pesquisa ou abandonados à míngua.
A dura realidade desses maravilhosos cães e seu cruel destino nas mãos de criadores mercenários, com o patrocínio de apostadores desinformados ou gananciosos.
A caça com Galgos é um esporte sangrento, onde os cães perseguem uma lebre. Um juiz decide finalmente qual dos Galgos foi o mais habilidoso e espectadores e participantes do “esporte” apostam sobre a decisão.
Muitos donos enforcam seus Galgos, e nem se preocupam em descer os cadáveres que ficam dependurados nas árvores. A WSPA (World Society for the Protection of Animals), entidade de proteção aos animais, encontrou cadáveres e esqueletos de Galgos por todas as regiões espanholas, onde a caça é praticada com esses animais.
“A situação dos Galgos na Espanha é desoladora, pior, indigna. Este amigo fiel e doce, de tantas jornadas de caça, está vivendo um verdadeiro drama na Espanha. Quando o seu dono não o considera mais apto para caçar, simplesmente lhe submete a tortura e enforcamento. Sim! Enforcamento! Penduram o pobre animal pelo pescoço e o deixam morrer na maior das torturas e agonia enquanto outros são abandonados. É um verdadeiro horror a que estão sendo submetidos estes cães seculares.” Silvia Trindade
Links relacionados:
Greyhound Action (denúncias em vários países)
Greyhound Rescue Groups in the UK
Grey2K USA
Greyhound Friends
Greyhound Protection League
The Greyhound Project
Greyt Expectations Greyhound Rescue
Sighthounds Online
Pesquisa e Tradução: Denise Finotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário