domingo, 30 de maio de 2010
Alunos da Uneal visitam santuário ecológico do Grupo João Lyra
Alunos da Uneal visitam santuário ecológico do Grupo João Lyra
Alunos do curso de Biologia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), campus Viçosa, visitaram no sábado (29) a Fazenda Santa Tereza, santuário ecológico na área da usina Uruba, de propriedade do Grupo João Lyra, no município de Atalaia. De acordo com a professora Manoela Bezerra, da disciplina Ecologia Animal e Vegetal, o objetivo da visita era colocar os universitários em contato direto com os ecossistemas para que eles entendam na prática questões que envolvem preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos.
“Fale-se muito em preservar, inclusive na universidade, por isso estamos aqui para conhecer uma realidade de preservação e saber como podemos, e como os grandes grupos podem, praticar isso”, explicou a professora. Recepcionados pelo coordenador de Meio Ambiente do Grupo João Lyra, Francisco Celestino, os alunos assistiram a uma palestra sobre gestão ambiental e debateram a otimização da produção das empresas através do compromisso de preservação da natureza e das espécies de animais e vegetais que fazem parte dela: “O Grupo segue uma linha voltada para a sustentabilidade, portanto, preservar e conservar são necessários sempre”, destacou.
Para Celestino um ponto que deve ser destacado sempre que se fala em gestão de meio ambiente é o compromisso com a legislação ambiental: “Trabalhamos com produção de açúcar para um mercado exigente, entre os quais estão países europeus e asiáticos. E quando falamos em consumidores de primeiro mundo, falamos de um comprador que só valoriza o produto se ele for proveniente de uma empresa que produz sem destruir, e trabalha para manter um padrão ecologicamente correto”.
Durante a visita à Fazenda Santa Tereza, os universitários puderam conhecer o maior criadouro de Alagoas, que abriga mais de quinhentos animais da fauna silvestre brasileira, alguns inclusive com risco de extinção. “Como todos sabem, Alagoas não possui zoológicos, apenas criadouros conservacionistas, e o Grupo João Lyra se orgulha de ter hoje a maior coleção viva de animais em uma área privada. Tudo com a inspeção do IBAMA que, inclusive, é nosso parceiro e traz animais para soltura nesta área”, explicou o veterinário Marcelino Weigmar.
A equipe visitou ainda as piscinas naturais da reserva, depois de fazer uma trilha pela mata: “O lugar é bonito por natureza e só ganha com o cuidado que se tem em termos de preservação, de conservação das espécies”, afirmou a professora Manoela Bezerra. O aluno Silvio Lourenço evidenciou a eficácia do trabalho multiciplinar do Grupo: “Cada pessoa tem uma função diferente: consultor, coordenador, veterinário etc. Mas no fundo todos trabalham afinados em uma só causa que é proteger o meio ambiente e essa é uma lição que quero levar comigo”, finalizou.
Fonte: Isolda Herculano ( Ascom GJL )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário