Pages - Menu

terça-feira, 23 de março de 2010

Próximo carroceiro legal em abril


Próximo carroceiro legal em abril
No dia 19/09, por volta de 21 às 23 horas, na R. Pedro Américo, no Poço, uma égua muito magra e cheia de ferimentos nas costas, nas patas e na cabeça, desmaiou de tanta fraqueza e maus tratos. O trânsito ficou interrompido, houve aglomeração de muitas pessoas, o carroceiro responsável pelo animal, Antonio Carlos da Silva, de 25 anos, tentou fugir,a polícia foi chamada.

Aconteceu um cime ambiental, inafiançável, Lei 9605 - art. 32, e apesar disso o carroceiro autor dos maus tratos e tamanha crueldade não foi autuado e foi liberado.

Dia 16/04, sexta feira, de 8,00 as 14,00 horas, na SEMPMA – Bebedouro, será realizada mais uma etapa do projeto Carroceiro Legal. O Projeto é uma ação social integrada envolvendo o Ministério Público Estadual (Núcleo de Meio Ambiente), OAB, SMTT, SEMPMA, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde (CCZ) e o NEAFA; visando a implementação de políticas públicas destinadas ao controle do tráfego de veículos de tração animal, principalmente no que se refere ao estado de sanidade dos animais utilizados, conscientizando e envolvendo a comunidade diretamente na responsabilidade pela melhoria da qualidade de vida dos carroceiros e dos animais.

A estimativa é atender um universo de 2.500 animais, reforçando a cobrança das responsabilidades e dos cuidados que os proprietários devem ter em relação a esses animais, utilizados principalmente como meio de obtenção de renda familiar.

Estamos recebendo doações de farelo, vermífugos e outros medicamentos, pra que no dia do evento possamos doá-los aos carroceiros que comparecerem para cadastramento.

Se alguém faz parte ou conhece:
Associação de criadores de cavalos;
Organizadores de cavalgadas.
Pode convidar para participar e se possível pedir doações de arreios e outros equipamentos utilizados pelos carroceiros.

Estamos organizando também a formação do grupo do projeto carroceiro legal. As pessoas que participarem do grupo serão responsáveis por desenvolver ações que visem combater os maus tratos a eqüinos e informar a população a respeito do projeto conscientizando-a quanto à sua responsabilidade em relação ao problema contratando um carroceiro cujo animal está:

Ferido
Magro
Maltratado
Égua prenha. Ou sem os equipamentos necessários, como:
Alavanca de freio
Arreios adequados
Ferraduras, etc. Ou ainda permitir que seja colocada carga acima da capacidade do animal.

As pessoas interessadas em fazer parte do grupo podem obter mais informações na sede no NEAFA : 3221 0193

Nenhum comentário:

Postar um comentário