Pages - Menu

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Weimaraner um cão desprezado


O weimaraner já foi um cão desprezado ?


Desprezado durante décadas, o Weimaraner de pêlo longo tem conquistado cada vez mais entusiastas, a partir de um trabalho iniciado na Alemanha, seu país de origem. Essa raridade agora começa a agitar cada vez mais a criação da raça, apesar de no Brasil, fora eventuais exemplares nascidos em meio a ninhadas de pêlo curto, ninguém se dedicar à variedade.

Quando nasceu o primeiro clube ?

O primeiro clube da raça, o Weimaraner Klub, surgiu na Alemanha em 1897. "O pêlo longo foi ignorado no início porque era tão incomum que os caçadores, principais usuários da raça, não manifestaram interesse", declara Werner Petri, atual presidente da entidade alemã - a responsável pelo padrão oficial adotado pela Federação Cinológica Internacional (FCI) - e também veterinário, caçador e criador de Weimaraner pêlo curto.

Quando começou a aparecer o pêlo longo ?

O pêlo longo começou a aparecer com mais freqüência na década de 30. Em 1935, Alemanha e Áustria passaram a identificar o comprimento das pelagens nos registros dos cães da raça. O pêlo longo devia comprovar cinco gerações de linhagem. "Nós não pretendíamos estabelecer o Weimaraner de pêlo longo como uma nova raça, mas apenas aceitar e admitir essa dádiva da natureza, que estupidamente vínhamos rejeitando", declarou na época um impulsionador do Weimaraner, major Robert Herber.

Quando a pelagem entrou em padrão oficial ?

Dezessete anos depois daquele encontro, a pelagem longa entrou no padrão oficial, em 1952, citada como bem rara. Passados mais 38 anos, o pêlo longo conquistou prestigio igual ao do curto, quando foi retirada do padrão a menção de que a pelagem curta era a ideal. Cães & CIA publica esse padrão, de 1990, adotado pela FCI desde 1992 e ainda não traduzido oficialmente para o português. Nele são admitidas apenas as pelagens curta e longa, enquanto o anterior previa também a intermediária. "A pelagem de tamanho médio, citada no padrão anterior, foi excluída porque os criadores concluíram não ser possível mantê-la uniforme no plantel", relata Werner Petri.

Breve histórico da raça.

Existem muitas teorias sobre o Weimaraner. A única coisa certa é que desde o primeiro terço do século 19 foi criado na corte do duque de Weimar e empregado como cão de faro (sabujo). Por volta da metade do século, antes do começo da criação de raça pura, estava quase exclusivamente nas mãos de caçadores profissionais e lenhadores na Alemanha Central, principalmente nas regiões de Weimar e Turíngia. Os dias de glória dos sabujos haviam passado e procedeu-se a cruzamentos prosseguindo a criação com os produtos desses cruzamentos. Depois de 1890 a raça foi submetida a uma criação planificada e controlada pelos registros no livro de origem. Ao lado do Weimaraner de pêlo liso, apareceu desde o começo do século uma variedade de pêlo longo que não foi muito difundida. Depois que o Weimaraner foi registrado e criado como raça pura, os cruzamentos com outras raças especialmente com o Pointer, foram evitados. Sendo criado como raça pura por quase cem anos, o Weimaraner é provavelmente a raça mais antiga entre os cães de aponte alemães.

Adote um focinho abandonado

Nenhum comentário:

Postar um comentário