Pages - Menu

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A verdade dos animais em circos


A verdade dos animais em circos

Ligamos a TV e lá estão os programas infantis mostrando animais de circos como se fossem bem tratados e felizes. Eliana é a que mais apresenta circos com animais em seu show e não tem pudor em mentir para as crianças. Ela sabe que os animais são maltratados. Já recebeu inúmeros e-mails de telespectadores. Gugu, Gilberto Barros (o "leão") e Adriana Galisteu glorificam o Circo Beto Carrero, como se fosse diferente dos circos menores. Xuxa já apresentou números com animais em seu programa, mas agora conhece a verdade dos circos com animais, a realidade dos maus-tratos e pede as crianças não aplaudirem os números com animais.

A criança não pode crescer vendo esta barbaridade.
Não permitiremos que nossas crianças cresçam se divertindo às custas de animais humilhados, escravizados e constantemente torturados.Não é possível se domar animais selvagens sem surrá-los, sem estabelecer uma relação de medo e dor. O fato dos animais estarem presos, enjaulados e acorrentados, deveria bastar para que não freqüentássemos circos com animais.
O mundo evoluiu
Circos do passado apresentavam aberrações como atração. O mundo evoluiu e esses números foram eliminados; os romanos jogavam seres humanos para os leões, como forma de entretentrimento.Cultura evolui. Até quando vamos ter que ver animais em circos, em sociedades civilizadas? Até quando vamos permitir que se continue explorando criaturas inocentes em nome de tradição e cultura?
O que se pode esperar de uma sociedade civilizada ?
Nós não aceitamos mais, por isso fizemos este blog, baseado em fatos. E se você também está do lado daqueles que lutam por respeito por todos os seres vivos, não saia do blog mundo animal sem deixar seu recado. A abordagem não se reporta apenas à questão dos animais.A questão aqui é mais profunda. É a ética como ponto de partida para as mudanças que desejamos em nossa sociedade e o respeito por humanos e não humanos. É o mínimo que se pode esperar de uma sociedade civilizada.
Pelos artistas, sempre e incondicionalmente.Pelo fim de animais em circos.

Crueldade e riso.
Enquanto algumas crianças sonham em visitar um circo, é provável que muitos animais forçados a se apresentar sonham em escapar. O colorido alegórico esconde o fato de que os animais usados nos circos são meros cativos forçados a uma atração não natural e freqüentemente submetidos a atos dolorosos. Os circos perderiam rapidamente sua popularidade se os detalhes do tratamento dos animais fossem amplamente divulgados.
Antes do riso a dor.
O reluzir dos espetáculos circenses contrasta com o que fazem os circos: tornar miserável a vida desses animais. Por natureza os animais não montam em bicicletas, nem saltam através de anéis de fogo. Se o fazem, é a poder de chicotes, de agulhas que dão choques e de outras ferramentas usadas para forçá-los a executar tais proezas.
O livro “ The Circus Kings “ relata tristeza.
De acordo com Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings", os grandes felinos são acorrentados a seus pedestais e as cordas são enroladas em suas gargantas para que tenham a sensação de estarem sendo sufocados. Os ursos tem o nariz quebrado durante o treinamento e suas patas queimadas, para forçalos a ficar sobre duas patas. Numa entrevista com o Elephant Alliance, um ex-empregado do Circo americano Ringling Bros. relatou :"era uma pequena, doce e inocente ursa marrom, que nunca machucou ninguém, mas de vez em quando ela dava problemas pra se equilibrar na corda bamba. Então ela foi espancada com um longo bastão de metal até ficar gritando alto. Ela se tornou tão neurotica que passou a bater a cabeça na sua pequena jaula. Finalmente ela morreu."

Os elefantes sofrem muito.

As surras que essas criaturas magnÌficas recebem, são dadas com bastões e objetos de metal pontiagudos. Essas armas são usadas nas partes mais sensÌveis do elefante, para magoar e aterrorizar o animal. A Humane Society of the United States encontrou inumeros elefantes com feridas nas partes genitais. O mais terrível, é que essas pessoas que trabalham como treinadores não tem o menor preparo. A única coisa que aprendem é a bater no animal.

Sem dúvida, essas magnificentes criaturas de circo, humilhadas, surradas dia após dias, não merecem viver essa existência miserável.

Não freqüente circos com animais.

Um comentário:

  1. Que horror. Não fazia a menor ideia que maltratavam os animais, para se apresentarem.

    ResponderExcluir