Pages - Menu

sábado, 8 de agosto de 2009

Rinoceronte



Rinoceronte, você encara ?
Os Rinocerontes são grandes mamíferos perissodátilos (com número ímpar de dedos em cada pata) caracterizados por apresentarem uma pele espessa e pregueada e um ou dois chifres sobre o nariz; é esta característica que está na origem do nome.
São animais africanos ?
Estes animais habitam as savanas e florestas tropicais da África e Ásia.
É um símbolo do safári africano ?
Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos cinco animais maiores: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.
Todos tem chifres ?
Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os rinocerontes têm chifres. Por isso, os que possuem estão apenas na família Rhinocerotidae.
A era do gelo mostra um rinoceronte ou um brontotério ?
Normalmente os rinocerontes de dois chifres possuem os mesmos dispostos um atrás do outro, mas o gênero Arsinoitherium os possui um do lado do outro e atualmente não são considerados rinocerontes, pois pertencem a outra ordem, Embrythopoda. Quem vê o filme A Era do Gelo, pode até pensar que aquele animal com chifre duplo com pontas arredondadas é um rinoceronte, mas na verdade é um Brontotério, parente extinto.
Animais que se parecem com rinocerontes:
Brontotherium: São animais diferentes, mas pertencem também a ordem Perissodactyla.
Toxodon: Pertence à superordem Meridiungulata, mas pertence também a infraclasse placentalia.
Arsinoitherium: É parente distante do elefante, mas também pertence a infraclasse placentalia.
Diprotodon: É um marsupial.
Uintatherium: É um parente do rinoceronte.

Existe o rinoceronte branco ?



Este espécie é, de entre todos os rinocerontes, a que menos ameaçada está, habitando ainda vastos territórios de savana, no Sul do continente africano, nomeadamente no Congo, Zâmbia, Zimbawe, Botswana, Namíbia, Quénia e África do Sul, aparecendo pontualmente em Angola e Moçambique.

Qual a diferença entre o branco e o negro ?
O rinoceronte-branco não é muito diferente do negro, é ligeiramente maior e a sua boca apresenta um formato distinto. Quanto à cor, e apesar do nome, é muito semelhante, não sendo por aí que se encontram diferenças significativas.

Estão super protegidos ?
Apesar de ter sido caçado durante centenas de anos, por causa dos seus dois chifres, aos quais eram atribuídas propriedades medicinais, existem ainda hoje cerca de 13000 indivíduos a viver em liberdade. Monitorizados e protegidos desde meados dos anos 90 pelos governos de vários países da zona, e equipas internacionais, esta espécie conseguiu inverter a tendência de descida de elementos recenseados, podendo hoje ser considerada uma espécie que não corre riscos de extinção.

Qual o tempo de gestação ?
O tempo de gestação dos rinocerontes é de aproximadamente 480 dias. O fato de este ser elevado, tem sido um dos motivos que dificulta a sua reprodução e que não permite ainda uma maior garantia de sobrevivência desta espécie. Normalmente, nasce apenas uma cria, que é amamentada pela mãe até aos dois anos.

E a sua alimentação ?
O rinoceronte é um herbívoro habituado a uma alimentação diversificada, que se adapta bem a diferentes tipos de plantas, já que ao longo do ano o tipo de vegetação disponível vai variando. Necessita muitas vezes de percorrer distâncias consideráveis, até encontrar pasto suficiente para a sua sobrevivência, e água para os seus banhos, necessários para hidratar a pele e para se livrar da nuvem de insetos que o acompanha.

Tem excelente olfato e vê muito mal ?

O rinoceronte vê muito mal, mas tem um excelente olfato e também uma aparelho auditivo prodigioso. Quanto se sente ameaçado, sobretudo o rinoceronte-negro, investe de forma implacável sobre tudo o que mexe, apesar de nem sempre saber sobre o que está a investir. A procura de alimento é feita a partir dos cheiros que aprende a reconhecer, durante o tempo em que é apenas amamentado pela mãe. Quando adulto, sabe perfeitamente distinguir os cheiros característicos dos alimentos que mais lhe agradam.

Tamanho, peso e esperança de vida
Um rinoceronte-branco pode ter em média 1,80 m de altura, 4,20 m de comprimento e pesar mais de 3500 kg. A esperança de vida ronda os 35 a 40 anos em liberdade, podendo em cativeiro durar alguns anos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário